Ação contra o aedes aegypti visita mais de 900 imóveis no Jardim Renata

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, realizou no último sábado (11) uma ação especial de combate ao mosquito aedes aegypti no Jardim Renata, na zona norte da cidade. A operação envolveu 927 visitas de inspeção em imóveis da área atendida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Renata.
Segundo a Secretaria da Saúde, foram trabalhados 412 domicílios, enquanto 515 imóveis estavam fechados. Houve ainda 19 recusas. Durante as vistorias, três focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya foram eliminados pelas equipes da Divisão de Zoonoses.
A ação contou com a participação de sete agentes de combate às endemias (ACEs), dez agentes comunitários de saúde (ACSs), dois supervisores de área e um encarregado de trabalho.
A secretária municipal da Saúde, médica Paloma Libanio, destacou a importância do apoio da população. “Nós tivemos 54% dos imóveis inacessíveis, o que dificulta a eficácia das nossas ações. Reforçamos que a participação da comunidade é essencial: abrir as casas para a vistoria dos nossos agentes, eliminar água parada e seguir as orientações dos profissionais faz toda a diferença no enfrentamento ao mosquito Aedes”, afirmou.
As atividades de combate seguem de segunda a sexta-feira em toda a cidade, com visitas regulares das equipes de ACEs e ACSs.
Com a chegada da primavera e o aumento das chuvas, a coordenadora de vigilâncias da Secretaria da Saúde, Thaís Leatti, alertou para a responsabilidade de cada cidadão.
“Com o retorno das chuvas e o início da primavera, o mosquito Aedes encontra na água parada o lugar perfeito para se reproduzir. Cada morador também é responsável por manter sua casa e seu quintal limpos, sem recipientes com água parada e sem acúmulo de lixo. Pequenos gestos, como tampar caixas d’água, guardar garrafas viradas para baixo e limpar calhas, afastam o mosquito e protegem sua família. Quando você cuida da sua casa, protege também a saúde de todos”, ressaltou.