Com 168 mortes, abril é o mês mais letal da pandemia
Abril de 2021 foi o mês mais letal desde o início da pandemia em Marília, segundo um levantamento do Marília Notícia feito com dados da Secretaria Municipal da Saúde.
Nenhum outro mês registrou tantas vidas marilienses perdidas em decorrência do coronavírus. Foram 168 vítimas da Covid-19, superando as 106 mortes registradas em março.
Durante todo o mês, Marília registrou, em média, 5,6 mortes por dia. O recorde de mortes confirmadas em um único boletim epidemiológico também ocorreu em abril. No dia 26 de abril a Prefeitura confirmou 15 mortes pela doença na cidade.
A situação se repete em todo o Brasil. Após superar a marca de 400 mil mortes pela doença, o país ainda tem números grandes da pandemia.
Segundo a Fiocruz, a pandemia parece estar desacelerando um pouco neste momento, mas ainda continua em patamares críticos e com números elevados de mortes. Até por isso, os pesquisadores recomendam manter o distanciamento físico e social para que a doença não volte a ter um ritmo mais alto de transmissão.
Com transmissão descontrolada do vírus, o país viveu o colapso de várias redes hospitalares, com morte de pacientes na fila por leito e falta de remédios para intubação. Governadores e prefeitos recorreram a restrições ao comércio e até ao lockdown para frear o vírus, mas também muitos flexibilizaram as medidas.
Já o presidente Jair Bolsonaro continua como forte crítico das medidas de isolamento social, recomendadas por especialistas, e afirma temer efeitos negativos na economia. E para completar o cenário, nesta semana foi instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, para analisar os erros e omissões dos governantes na pandemia, incluindo o próprio presidente.