MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qui. 11 jul. 2024
CONTABILIDADE
FERNANDO RODRIGUES

A Inteligência Artificial: transformando o futuro dos negócios

É essencial guiar a aplicação de novas tecnologias para que possam beneficiar a sociedade como um todo.
por Fernando Rodrigues
Fernando Rodrigues é diretor da Magnun, um dos principais players do mercado desde 1964 (Foto: Divulgação)

Assim como a internet revolucionou a forma como nos comunicamos e acessamos informações, a Inteligência Artificial (IA) tem transformado o cenário empresarial, alterando drasticamente a maneira como as organizações operam, competem e inovam.

Desde startups até grandes corporações, a IA tem se tornado uma ferramenta essencial em diversos setores, abrindo novas perspectivas e oportunidades antes inexploradas.

IMPULSO PARA A EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE

Um dos principais impactos da IA nas empresas reside na sua capacidade de automatizar tarefas repetitivas e processos complexos. A contabilidade, por exemplo, já vem sendo impactada pela tecnologia.

Algoritmos de aprendizado de máquina, cada vez mais presentes no nosso dia a dia, são utilizados em diversas áreas, desde o atendimento ao cliente até as tarefas mais maçantes, aumentando significativamente a eficiência operacional e liberando tempo valioso para atividades mais estratégicas.

ANÁLISE DE DADOS E TOMADA DE DECISÕES APRIMORADAS

Além da automação, a IA está revolucionando a análise de dados e a tomada de decisões. Com a capacidade de processar grandes volumes de dados em tempo real, os sistemas de IA podem identificar padrões ocultos, prever tendências de mercado e fornecer insights valiosos para orientar as estratégias de negócio, proporcionando uma vantagem competitiva significativa.

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE PERSONALIZADA

Outro impacto importante da IA é a personalização da experiência do cliente. Através de algoritmos de recomendação e análise de comportamento, as empresas podem oferecer produtos e serviços sob medida para as preferências individuais de cada cliente, aumentando a satisfação e a fidelidade.

DESAFIOS E RESPONSABILIDADES ÉTICAS

O avanço da IA no mundo dos negócios também levanta questões éticas e de privacidade. O uso de algoritmos para tomada de decisões pode levar a vieses e discriminação, se não for monitorado e regulamentado de forma adequada.

Além disso, há preocupações com o impacto da automação no emprego e na força de trabalho, exigindo uma reflexão cuidadosa sobre políticas de requalificação e redistribuição de habilidades.

O FUTUROA DA IA NOS NEGÓCIOS

O impacto da Inteligência Artificial nos negócios é profundo e repleto de oportunidades. No entanto, é fundamental abordar os desafios éticos, regulatórios e sociais para garantir que a IA seja utilizada de forma responsável e benéfica para todas as partes interessadas.

À medida que exploramos os limites da inteligência artificial, é essencial guiar sua aplicação para que ela possa beneficiar a sociedade como um todo, evitando o uso indevido e seus potenciais transtornos.

***

Fernando Rodrigues é diretor da Magnun, empresa que é um dos principais players do mercado paulista desde 1964. A Magnun oferece serviços de contabilidade, BPO Financeiro, gestão empresarial e otimização tributária.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia identifica vítima de atropelamento no Contorno
  • 2
    Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
  • 3
    Idoso que pode ter tentado contra a própria vida morre em Marília
  • 4
    PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Escolhas do editor

TRÂNSITO
Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNHEntram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
DEZEMBRO VERMELHO
Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamentoQuase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento
Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento
TEMPO
Chuvas trazem alívio e mantêm Marília sob instabilidadeChuvas trazem alívio e mantêm Marília sob instabilidade
Chuvas trazem alívio e mantêm Marília sob instabilidade
MÚSICA
Roberta Miranda reúne cinco mil no Sesi; artista se equilibra entre tradição e mundo digitalRoberta Miranda reúne cinco mil no Sesi; artista se equilibra entre tradição e mundo digital
Roberta Miranda reúne cinco mil no Sesi; artista se equilibra entre tradição e mundo digital

Últimas notícias

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana
PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade
Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie