Tempo seco: Marília completa 50 dias sem chuva
Marília completou 50 dias sem chuvas significativas nesta quinta-feira (4), de acordo com dados da Defesa Civil do Estado de São Paulo. No período seco iniciado em 15 de junho houve o registro de precipitação de apenas um milímetro.
O único registro feito pelo pluviômetro data do dia 21 do mês retrasado e é praticamente insignificante. Um milímetro no instrumento que mede a quantidade de chuva equivale a um litro de água na superfície de um metro quadrado.
Nesta quarta-feira o dia amanheceu com nuvens na cidade e, de acordo com Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), com umidade relativa do ar em 50%. Em outros serviços de meteorologia os níveis apontados variam até 65% ou mais.
Sobre a possibilidade de chuva, o Climatempo considera nula para os próximos 15 dias. Para hoje a previsão é de “sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens”.
Já as temperaturas no município nesta quinta devem ficar entre 12ºC e 22ºC, segundo o serviço climatológico – mas a sensação térmica pode ser de ainda mais frio. A sexta-feira, de acordo com o Climatempo, deve ficar ainda mais gelada em Marília, entre 10ºC e 21ºC.
Ipmet
Informações do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas), com radares em Bauru e Presidente Prudente, apontam que nesta quinta-feira a nebulosidade aumenta, devido a passagem de uma frente fria sobre o Estado associada a um sistema de baixa pressão localizado no litoral sul do Brasil, provocando chuvas isoladas, principalmente nas regiões centro-leste, sul, leste e nordeste do estado.
As temperaturas apresentarão declínio devido a entrada da massa de ar frio.
“O sistema frontal se afastará do estado de São Paulo, mas o tempo ainda ficará instável nas regiões sul e leste, com presença de muita nebulosidade e ocorrência de chuvas isoladas, oriundas da circulação que transporta umidade proveniente do oceano”, explica o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira.
O especialista afirma que nas demais regiões paulistas, que inclui Marília, ocorrerá variação de nebulosidade sem previsão de chuva.
No sábado (5) e no domingo (6), afirma ele, apenas na faixa litorânea ainda haverá nebulosidade e condições para chuvas fracas e isoladas. Nas demais regiões do estado, o Sol irá predominar entre nuvens sem previsão de chuva.