Santa Casa de Marília participa do Outubro Rosa
Referência em alta complexidade para Marília e mais de 60 municípios também na especialidade de oncologia, a Santa Casa de Marília participa da campanha “Outubro Rosa”. Durante o mês, o hospital também utilizará o tom rosa na iluminação da fachada.
O movimento internacional destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, das políticas públicas de assistência e o debate do tema na sociedade.
Entre os serviços médicos instalados na Santa Casa de Marília está o COM (Centro de Oncologia de Marília), coordenado pela médica oncologista Lia Rachel Gaspari. São oferecidas consultas e tratamento especializado, incluindo quimioterapia e cirurgias para mulheres diagnosticadas com o câncer de mama. Em média, 85% dos atendimentos são realizados pelo SUS (Serviço Único de Saúde).
Avanços – O foco da Campanha Outubro Rosa é a difusão de informação, para salvar vidas através do diagnóstico precoce e autoexame, mas a mobilização também pode influenciar nas políticas públicas de saúde. Apesar da alta demanda e baixa oferta do exame de mamografia em todo o país, Marília é uma das únicas cidades do Interior do Estado de São Paulo que conta com um ambulatório secundário, especializado na prevenção do câncer de mama.
A conquista é resultado da parceria entre a Santa Casa de Marília, Instituto Avon e Secretaria Municipal de Saúde. O serviço funciona na UBS (Unidade Básica de Saúde) Alto Cafezal e foi estruturado a partir de um projeto apresentado pelo hospital mariliense, que obteve aporte financeiro de R$ 200 mil para o custeio das instalações e equipamentos.