Daniel quer transformar Daem em secretaria
Como o Marília Notícia já havia antecipado na coluna assinada pelo editor Gabriel Tedde, a administração municipal confirmou ao site a intenção de transformar o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) em uma secretaria do Executivo.
“Sobre o assunto, a Prefeitura Municipal informa que existem estudos sim, porém, eles são iniciais”, informou a assessoria de imprensa do município por meio de nota.
O texto diz ainda que “qualquer informação vinda de outra fonte sem ser a Prefeitura é inverídica e não procede, devidos esses estudos serem prematuros e que não dependem somente da decisão do Executivo”.
As motivações sobre a mudança não foram apontados. Atualmente, o Daem é uma autarquia e goza de mais autonomia do que uma pasta com influência direta da Prefeitura.
A Câmara de Marília espera a chegada do projeto de lei que pode transformar o Daem em secretaria municipal. No entanto, o presidente do Legislativo local, vereador Wilson Damasceno (PSDB), nega que a propositura do Executivo já chegou na Casa de Leis.
Damasceno afirma que o assunto exigirá amplo debate com funcionalismo e vereadores. “Como o projeto de lei não foi enviado ainda, não conheço os termos ou a exposição de motivos. Não dá para sabermos como será a votação. Vai exigir muito diálogo”, afirma o presidente da Câmara.
O MN apurou que o objetivo da manobra é resolver o problema das dívidas que a Prefeitura possui com o Daem. A administração municipal é a principal devedora da autarquia. Nem o Executivo, nem o presidente da Câmara confirmam isso como o objetivo da mudança.
A reportagem conversou também com o presidente do Daem sobre o assunto.
José Carlos de Souza Bastos, o “Beca”, afirma que ainda não foi informado oficialmente sobre o assunto, mas que não vê a mudança como algo interessante para o Daem, já que atrapalharia a implementação da lógica empresarial que ele vem perseguindo em sua gestão.