MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 27 maio. 2017

Decisão sobre rodeios em Marília pode sair na segunda

por Leonardo Moreno

Está confirmada na pauta da sessão da Câmara desta segunda-feira (29), a primeira discussão do projeto de lei que regulamenta provas equestres e rodeios em Marília.

O assunto promete polêmicas e já motivou manifestações contra e a favor desse tipo de evento no entorno do prédio do Legislativo. Novos atos são esperados.

O Marília Notícia já havia antecipado que a proposta do vereador Evandro Galete (PTN) poderia ser apreciada pelos vereadores na próxima sessão. A informação foi confirmada pela reportagem em entrevista com o presidente da Câmara, Wilson Damasceno (PSDB).

Decisões judiciais evitaram que rodeios fossem realizados na cidade e grupos pró-rodeio buscaram o apoio do vereador Galete, que apresentou o projeto onde estão previstas série de exigências para a realização dos eventos.

Nacional

A Câmara dos Deputados aprovou no último dia 10, em primeiro turno, uma proposta de emenda à Constituição que viabiliza a prática da vaquejada – e se estenderia aos rodeios.

A proposta coloca que “não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais”.

A aprovação aconteceu diante de 366 votos favoráveis e 50 contrários. Eram exigidos ao menos 308 votos para a aprovação, já que se trata de uma mudança na Constituição.

A PEC já foi aprovada no Senado e precisará passar por mais uma votação, em segundo turno na Câmara.

Em outubro de 2016, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou lei do Estado do Ceará que regulamentava a vaquejada. A corte entendeu que a prática impõe sofrimento aos animais e fere os princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

Outros projetos

A pauta da Câmara para a sessão de segunda-feira conta com outros projetos importantes, depois de uma reunião “morna” na última semana.

Será discutido o projeto de lei 44 de 2017 que modifica a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Também será debatida no projeto número 45 deste ano, sobre mudanças no processo de eleição do Conselho Tutelar.

Já o projeto 46 de 2017, que terá sua primeira discussão, dispõe sobre o serviço de transporte urbano. A proposta é oferecer 50% de desconto no valor da tarifa para estudantes que residem no município, mas moram fora, ou fazem cursos profissionalizantes e pré-vestibular.

O projeto número 47 autoriza a prefeitura a realizar convênio com a Cesumar (Centro de Ensino Superior de Maringá), para especialização profissional de servidores públicos municipais e seus dependentes, por meio de descontos na unidade UniCesumar de Marília.

Já o projeto de lei número 48 trata sobre a realização de acordos ou transações pela Procuradoria Geral do Município para terminar ou prevenir litígios, assim como a celebração de termos de ajustamentos de condutas nos casos onde o município fica dispensado de apresentar recurso.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie