Fumares e Fundação CASA recebem ações culturais
A Secretaria Municipal da Cultura realiza neste mês, dois eventos culturais: o Férias em C.A.S.A. e o Cinema na Fumares. O Férias em C.A.S.A. é o nome de uma ação, criada de uma antiga parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundação C.A.S.A. (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) – por meio do setor pedagógico, que é coordenado por Suellen Faleiros e pela diretora do centro, Edneia Reganhan. O evento terá, durante o mês de junho, diversas apresentações culturais e interação entre grupos com os cerca de 70 internos da entidade.
Para o dia 6 de junho (sexta-feira), já foi agendada a primeira atividade: o “Cinema em C.A.S.A”., uma alusão ao projeto “Cinema no Bairro”, também realizado com sucesso pela Secretaria Municipal da Cultura, e que os internos poderão curtir uma verdadeira sessão de cinema.
No dia 13, será a vez do escritor, gerente de Recursos Humanos, contador e palestrante profissional, Claudemir Tegana, que vai ministrar uma palestra de motivação para a vida. No dia 20, haverá a apresentação do Grupo de Street Dance “Os sombrios”. No dia 27, o Grupo de Capoeira “Negro Fujão” fará a abertura da formatura dos internos, que estão terminando cursos de educação profissional básica de pizzaiolo, salgadeiro, texturização, jardinagem, informática, entre outros, oferecidos em parceria com o Centro Paula Souza.
Depois da Fundação C.A.S.A. os grupos culturais seguem para a sede da Fumares (Fundação Mariliense de Recuperação Social), para se apresentarem aos internos daquela entidade. “Devido aos compromissos e atividades da instituição, apenas o Cinema na Fumares será em outra data, ou seja, no dia 26 de junho”, informa Denise Campos Justino, assistente técnica da Secretaria Municipal da Cultura.
A Fumares é uma entidade que assiste aos moradores de rua com problemas de vícios e que desejam se tratar. Trabalha com assistência médica, odontológica, psicológica, uma assistente social que os encaminha para os projetos sociais, e oferece roupas, calçados e alimentação. Os eventos deste mês são destinados, exclusivamente, aos internos e atendidos pelas entidades Fumares e Fundação C.A.S.A.