Festival Árabe-África movimenta Marília em março

Imagem ilustrativa
O Festival Árabe-África irá movimentar Marília. O evento internacional acontece na cidade e mais 20 outros municípios do Brasil e exterior.
O evento é uma iniciativa da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes-África (BibliAspa) realizado em Marília com a parceria da Prefeitura Municipal da Cultura por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
A atividade conta com o apoio da Unimar, Unesp, Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania, PET de Relações Internacionais, Centro Acadêmico de Relações Internacionais e duas escolas de dança.
O principal objetivo deste evento é fortalecer o vínculo entre a América do Sul, os Países Árabes e Africanos com base no respeito à diversidade cultural e nos laços históricos, promovendo a cultura da paz por meio da aproximação dos povos, explica Semíramis Nahes, Coordenadora de Comunicação da BibliAspa.
“Esse é o maior festival da cultura Árabe-África do mundo e a cidade de Marília não ficou de fora do circuito nacional do evento. Nossa equipe se empenhou em reunir vários segmentos municipais e elaborar, em conjunto com a Bibliaspa, uma ampla programação de debates e atividades artísticas para a população. É um momento também de reflexão política, pois o Brasil é o único país que aceita refugiados no mundo, ao contrário de outros países com políticas austeras e de repressão e, o nosso intuito é fortalecer o vínculo cultural com esses povos através de atividades culturais e de defesa dos direitos humanos”, destaca o Secretário da Cultura, André Gomes.
A programação conta com palestras, exibição de filmes seguidos de comentários, oficina de gastronomia, atividades artísticas na feira livre e no encerramento a apresentação de duas academias de dança no teatro municipal de Marília. Todas as atividades tem entrada gratuita.
Para mais informações sobre a programação, os interessados podem consultar o blog culturamarilia.blogspot.com ou no telefone 14-3402-6600.
PROGRAMAÇÃO EM MARÍLIA
14 de março (TERÇA-FEIRA):
TARDE:
Exibição de Filme e Debate
Horário: 14h e às 16h
Filme: Flor do Deserto
Local: UNESP MARILIA- sala 64
Av. Hygino Muzzi Filho, 737
Bairro: Mirante-Campus Universitário.
NOITE:
Abertura: Com a organização e apoiadores
Mesa: “Experiência e contexto histórico da cultura árabe”
Local: UNESP MARILIA- sala 64
Av. Hygino Muzzi Filho, 737
Bairro: Campus Universitário.
Horário: 19:30h
Abertura da Exposição Internacional
15 de março (QUARTA-FEIRA):
NOITE:
Mesa Redonda: “Política Externa Brasileira para os países Árabes”
Profº Dr Marcelo Fernandes e Dr Feres Abrão
Local: UNESP MARILIA
Av. Hygino Muzzi Filho, 737-sala 64
Bairro: Campus Universitário.
Horário: 19:30h
16 de março (QUINTA-FEIRA):
TARDE:
Exibição de Filme e Debate
Filme: Os Cavalos de Deus
Horário: 14h e às 16h
Local: UNESP MARILIA- sala 64
Av. Hygino Muzzi Filho, 737
Bairro: Mirante-Campus Universitário
23 de março (QUINTA-FEIRA):
TARDE:
Oficina de gastronomia Árabe e Introdução com roda de conversa
Local: UNIMAR- Bloco Nutrição
Endereço: Laboratório de Gastronomia do Curso de Nutrição
Av. Hygino Muzzi Filho, 1001 – Campus- Bloco 05
(25 vagas) > Inscrições: aguardem informações
Exposição permanente:
16 a 30 de março
Exposição dos artistas da BIBLIASPA
(Biblioteca Centro de Pesquisa America do Sul países Àrabes-África)
Locais: Galeria do Teatro Municipal “Ramis Pedro”, Biblioteca Municipal,
26 de março – (DOMINGO):
MANHÃ:
Apresentação Cultural Escola de dança Pietra Lincah de dança do ventre
Horário: 9h
Local: Feira de Domingo- Centro/Av- Sampaio Vidal
NOITE:
Fechamento do Festival VIII Festival Sul Americana Cultura Árabe/ África
Local: Teatro Municipal- Av. Rio Branco, s/n – Centro-Marilia.
Horário: 19h30min
Espetáculo com a Escola de dança Pietra Lincah de dança do ventre e Percussionista, DERBAKISTA Paulo Nagô.
Escola de Sapateado Batuke do Pé com a Homenagem aos 100 anos do samba
Entrada: Material Escolar- doação para BIBLIASPA
Homenagens a descentes árabes e ao artista “Ramis Pedro”