Problema na coleta de lixo persiste em Marília
O problema da coleta de lixo em Marília continua e sacolas se acumulam por pontos diversos da cidade e até mesmo de seus distritos. A precariedade no serviço já contabiliza quase três meses e afeta a vida da população.
Moradores revoltados com a falta de coleta há dias na zona Oeste resolveram retirar seus lixos de suas portas e levar para a Avenida Santo Antônio, próximo à igreja Maria Mãe, na terça-feira (27).
“O Distrito de Rosália sem coleta de lixo. Está difícil, hein”, disse ao Marília Notícia uma pessoa que mora no local.
Até porcos já foram vistos comendo lixo pela cidade. Mais de uma vez. [leia aqui]. A crise estourou logo após as eleições de outubro e ainda não foi sanada.
Nesse período, Marília também voltou a ter lixão, algo proibido no Brasil desde 2012 e por isso se acumula multas milionárias anunciadas pelo Ministério Público e Cetesb. [leia aqui] e [aqui].
Nas últimas semanas, o MN recebeu inúmeros relatos do problema.
Alguns episódios marcaram a crise do lixo. Moradores chegaram a fazer uma “árvore de Natal” de lixo em protesto. Em outro caso um homem se revoltou e jogou lixo na Prefeitura.
Na terça-feira (27) a Câmara autorizou a Prefeitura a parcelar uma dívida de aproximadamente R$ 9 milhões com a empresa responsável pela coleta de parte do lixo da cidade.
No entanto, a aprovação do projeto de lei não muda muita coisa. Ainda é preciso que as partes envolvidas aceitem os termos da negociação.
OUTRO LADO
A Prefeitura foi procurada para responder sobre a questão, mas ainda não houve retorno.