Dicas para manter a dieta no fim de semana
Não adianta nada ser supersaudável de segunda a sexta-feira se, nos dias de folga, você sai da linha e coloca tudo a perder. Siga as dicas para não sair da dieta no fim de semana e torne o sábado e domingo grandes aliados da balança!
Fuja da tentação por guloseimas
Nove em cada dez mulheres consideram fim de semana e uma panela de brigadeiro quase sinônimos. De acordo com um estudo realizado pela Unilever no Reino Unido, temos tendência a exagerar no consumo de doces nesses dias e, assim, extrapolar a taxa de gordura saturada permitida por dia – 20 gramas por dia seria o limite saudável. Pense duas vezes antes de atacar a guloseima. Experimente se perguntar: ‘vale a pena jogar fora meus esforços da semana? Calcule quanto tempo você levará para queimar aquilo e reflita.
Saia dessa: que tal fazer versões light das suas sobremesas preferidas? No brigadeiro, pode trocar o leite integral pelo desnatado, a manteiga comum pela ghee e o chocolate por cacau em pó e, assim, cortar em até 50% a gordura saturada total.
Não pule refeições
Embora a gente adore ficar enrolada no cobertor e passar horas extras na cama durante o fim de semana, essa atitude é porta de entrada para uma série de maus hábitos, como abrir mão do café da manhã. O corpo está acostumado a certos comportamentos e, por isso, seu metabolismo vai iniciar o gasto calórico de acordo com aquilo que está habituado. Se seu horário de almoço de segunda a sexta for meio-dia, ele vai acelerar nesse período e, depois, diminuir a velocidade. Ou seja, se você almoçar as três da tarde no sábado, seu metabolismo estará mais lento, o que pode levar a um ganho de peso.
Isso sem contar que, se pular o café e ficar em jejum, a tendência é que você aumente a quantidade do que coloca no prato. Ruim demais, né?
Saia dessa: faça as três principais refeições do dia, de preferência, com intervalos de três horas, no máximo, entre elas. No começo pode ser difícil, mas você ficará mais empolgada quando sentir a diferença na balança.
Espante a preguiça
Deliveries podem ser a cara do fim de semana, mas não são nada amigos da dieta. Mesmo que bata aquela preguiça, cozinhar é e sempre será a melhor saída para manter a alimentação sob controle. Pedir comida fora é uma boa opção de vez em quando, só não pode se tornar um hábito. Restaurante de comidas saudáveis, que entregam congelados ou à vácuo, estão em alta, vale a pena testar.
Saia dessa: deixe algumas comidinhas preparadas na quinta ou na sexta de manhã e consuma-as nos dois dias de folga – de preferência, faça refeições com muitos vegetais e fique longe de molhos!
Fonte: Corpo a Corpo