MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 18 out. 2016

Processo anda e Vinícius pode ter mandato cassado

por Leonardo Moreno
vinicius-1-901x600

Vinícius Camarinha e vice Sérgio Lopes Sobrinho. (Foto: Arquivo)

A ação de investigação judicial eleitoral contra Vinícius Camarinha (PSB), que pode cassar seu cargo de prefeito nos últimos meses do mandato, andou na Justiça Eleitoral. A acusação é de abuso de poder econômico e midiático na campanha eleitoral de 2012.

No último dia 11 de outubro um recurso especial eleitoral chegou ao gabinete da ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Rosa Weber, onde está concluso, ou seja, aguarda pela manifestação dela.

A assessoria jurídica do PSDB – partido que protocolou a ação – acredita que dentro de um mês a decisão monocrática da ministra deve ser proferida.

Em entrevista ao Marília Notícia o advogado do partido tucano, Ademir Souza e Silva, explicou que ainda cabem recursos, mas a decisão da ministra pode ter efeito imediato.

Alves acredita que Vinícius será cassado e deve perder seus direitos eleitorais temporariamente. “Com isso ele não pode disputar a eleição para qualquer cargo até 2020, pois passa a contar oito anos de inelegibilidade a partir de 2012”, quando a ação começou.

Caso a previsão do advogado se concretize, quem assume a cadeira até janeiro – quando Daniel Alonso (PSDB) assume – é o presidente da Câmara Herval Rosa Seabra (PSB).

OUTRO LADO

O advogado do prefeito, Cristiano Mazeto, rebateu a tese dos opositores de Vinícius e afirma que estão sendo “divulgadas inverdades”.

“Estão colocando o processo em julgamento sendo que sequer foi marcado. O processo concluso com a relatora não implica automaticamente em julgamento. Estão aguardando”, disse.

Mazeto aponta também que Vinícius saiu vitorioso na decisão do TRE que antecedeu o recurso em questão. “Foram seis votos a zero na decisão do TRE a favor [do Vinícius] e a tendência é que isso seja mantido”, diz.

“Estão fazendo um estardalhaço totalmente desnecessário e inverídico. Não há nada marcado para ser julgado. Segundo, estão recorrendo de uma decisão que nós já ganhamos. Estão falando de cassação, isso e aquilo, mas a perspectiva é que seja mantida a decisão”, reforça.

HISTÓRICO

Logo após a realização da eleição municipal ocorrida em 2012, ação impetrada pelas coligações lideradas pelo PSDB e PT acusaram Vinícius e Serjão, seu vice, de usar indevidamente as mídias sociais, jornais e rádios, denegrindo a imagem dos outros candidatos a prefeito.

Em decorrência desse fato, o juiz eleitoral à época, Silas Silvas Santos, cassou o registro da candidatura. Para tomar posse do cargo foi preciso uma medida liminar.

Vinícius e Serjão recorreram ao TRE, que não concordou com a decisão do juiz de Marília e os manteve em seus cargos. Mas desta decisão houve recurso ao TSE e o processo está pronto para julgamento final desde o dia 11 de março de 2014.

Diante da morosidade da Justiça, a Matra (Marília Transparente) chegou a pedir uma resposta definitiva se houve ou não abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação durante a campanha eleitoral municipal ocorrida em 2012.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie