MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sáb. 28 mar. 2026
MEIO AMBIENTE

Marília passa a pagar recompensa por denúncia ambiental urbana

Denunciante irá receber 20% do valor da multa, mas lei também pune queixas feitas de má-fé.
por Rodrigo Viudes
Descartes irregulares em áreas urbanas de Marília geram danos ao meio ambiente e à saúde pública (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

A Prefeitura de Marília sancionou lei complementar que institui o pagamento de recompensa a moradores que denunciarem infrações ambientais urbanas no município. A norma entrou em vigor nesta sexta-feira (27), com a publicação no Diário Oficial do Município (Domm), e também prevê punições para denúncias feitas de má-fé.

A medida altera o Código de Posturas do Município (Lei Complementar nº 13/1992) e cria o Programa Municipal de Incentivo à Denúncia de Infrações Ambientais Urbanas. O objetivo, segundo o texto aprovado pela Câmara Municipal no último dia 16, é ampliar a fiscalização e coibir práticas recorrentes, como o descarte irregular de lixo e entulho, com impacto direto na saúde pública e na preservação ambiental.

Critérios para recompensa

De acordo com a nova legislação, o cidadão que contribuir para a identificação do infrator terá direito a receber 20% do valor da multa efetivamente arrecadada pelo município. Para isso, a denúncia deverá ser fundamentada com elementos mínimos de prova, como fotos, vídeos, identificação de veículos, além da indicação de local e horário da infração.

O pagamento ao denunciante será feito em até 30 dias após o recolhimento da multa pelo infrator, sem possibilidade de adiantamento. A lei também garante a opção de sigilo da identidade do denunciante, com proteção de seus dados pessoais.

Multa por má-fé

A norma determina que as denúncias sejam formalizadas por meio de canal oficial da Prefeitura. Por outro lado, estabelece penalidades para quem agir de má-fé, com apresentação de informações falsas ou com o objetivo de prejudicar terceiros.

Nesses casos, o denunciante perderá o direito à recompensa, poderá ser multado em valor equivalente a 50% da infração indevidamente denunciada e ainda estará sujeito à responsabilização civil e criminal.

Capinação e proibição

Além da criação do programa, a lei atualiza dispositivos relacionados à limpeza e conservação de terrenos. Entre as medidas, está a previsão de que, caso o proprietário não realize a capinação após notificação, o serviço poderá ser executado pela Prefeitura, com cobrança dos custos acrescidos de 20% a título de administração.

O texto também mantém a proibição do descarte de lixo e entulho em áreas urbanas e de expansão urbana, com multa fixada em R$ 2 mil para o infrator, além da obrigação de remoção imediata dos resíduos. Os valores das penalidades serão corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
  • 2
    Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
  • 3
    Mulher fica ferida após ataque de pitbull que escapou de residência em Marília
  • 4
    Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços

Escolhas do editor

ESPANCAMENTO
IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morteIML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
SAÚDE
Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviçosFamar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços
Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços
SUPERMERCADOS
Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova lojaBig Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
FUTEBOL
MAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra BandeiranteMAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra Bandeirante
MAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra Bandeirante

Últimas notícias

MAC empata com o Bandeirante no Abreuzão e se complica na Copa Paulista
MN TV: Marília sofre novo ‘rebaixamento’ e passa a ter voo de teco-teco em aeroporto precário
Rogerinho destaca articulação de R$ 30 milhões em recursos para Marília e região
Mulher fica ferida após ataque de pitbull que escapou de residência em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie