MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 24 mar. 2026
JUDICIÁRIO

Ministro Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro

Medida atende pedido da defesa com aval da PGR e será reavaliada após prazo de 90 dias.
por Alcyr Netto
Ex0-presidente Bolsonaro está preso desde novembro do ano passado (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado, após pedido da defesa com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão prevê medida humanitária temporária por 90 dias, contados a partir da alta hospitalar, em razão de internação por broncopneumonia.

Segundo Moraes, o objetivo é assegurar a recuperação completa do quadro clínico. Ao fim do prazo, a situação será reavaliada, com possibilidade de nova perícia médica para decidir sobre eventual manutenção da domiciliar. O ex-presidente deverá cumprir a medida em sua residência, com uso de tornozeleira eletrônica e outras cautelares.

Bolsonaro foi internado em 13 de março no hospital DFStar após diagnóstico de pneumonia bacteriana, chegando a ser encaminhado à UTI e, posteriormente, à ala semi-intensiva. Na petição mais recente, a defesa alegou necessidade de acompanhamento médico contínuo, citando histórico de doenças respiratórias, apneia do sono e outras comorbidades.

Os advogados também afirmaram que o ambiente de custódia não oferece condições adequadas de atendimento, destacando intervalo entre o início dos sintomas e o socorro médico, o que, segundo a defesa, teria ampliado riscos clínicos.

Bolsonaro está preso desde novembro do ano passado, após tentar romper a tornozeleira eletrônica. Ele foi encaminhado inicialmente à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal e, em janeiro, transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar, no Complexo da Papuda, conhecido como Papudinha.

Desde então, a defesa apresentou sucessivos pedidos de prisão domiciliar com base em questões de saúde, todos negados anteriormente por Moraes. O ministro se baseava em laudos da Polícia Federal que indicavam quadro clínico estável e atendimento adequado no local de custódia.

Em relatório divulgado em fevereiro, a PF concluiu que não havia necessidade de cuidados hospitalares, desde que mantidas as condições de acompanhamento médico. O documento apontou doenças cardiovasculares, respiratórias, gastrointestinais, metabólicas e neurológicas, além de histórico de cirurgias abdominais.

Nos bastidores, aliados políticos intensificaram articulações junto ao STF em favor da domiciliar. Entre os citados estão o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que esteve com Moraes ao lado dos advogados.

A cela ocupada por Bolsonaro na Papudinha tem 64,83 metros quadrados e conta com estrutura que inclui quarto, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e área externa, segundo informações da Polícia Militar.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Técnico em refrigeração é preso com revólver e munições; ‘gosto de armas’, teria afirmado
  • 2
    Marília e região enfrentam primeira onda de frio mais intensa do ano
  • 3
    A força das mulheres que sobrevivem à ausência dos filhos
  • 4
    Atleta de Marília perde R$ 7,1 mil em golpe da falsa central bancária

Escolhas do editor

NOVA OBRA
Governo Vinicius lança projeto do Parque da Criança nesta quintaGoverno Vinicius lança projeto do Parque da Criança nesta quinta
Governo Vinicius lança projeto do Parque da Criança nesta quinta
CLIMA
Marília registra menor temperatura do ano; veja previsãoMarília registra menor temperatura do ano; veja previsão
Marília registra menor temperatura do ano; veja previsão
LEGISLATIVO
Câmara vota obras de infraestrutura no Distrito Industrial em MaríliaCâmara vota obras de infraestrutura no Distrito Industrial em Marília
Câmara vota obras de infraestrutura no Distrito Industrial em Marília
SAÚDE
UBS Castelo Branco pode passar por novo reparo após reforma recenteUBS Castelo Branco pode passar por novo reparo após reforma recente
UBS Castelo Branco pode passar por novo reparo após reforma recente

Últimas notícias

Nova lei publicada nesta segunda define percentual mínimo de cacau nos chocolates 
Governo Vinicius lança projeto do Parque da Criança nesta quinta
Fies 2026: pré-selecionados devem validar dados da inscrição até hoje
Lei reconhece atividade circense como expressão da cultura popular

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie