Hemocentro de Marília mobiliza população por doação de plaquetas
O Hemocentro de Marília informa que está com o estoque de plaquetas zerado e faz um apelo à população para doações imediatas. Segundo a unidade, o componente é essencial para pacientes em tratamento de câncer, cirurgias, transplantes e outras condições graves.
De acordo com a instituição, cada doação de sangue total gera uma unidade de plaqueta. A instituição também realiza a doação por aférese, procedimento específico que permite a coleta de maior quantidade de plaquetas em uma única sessão. Para esse tipo de doação, há critérios avaliados pela equipe de enfermagem.
Podem doar pessoas com idade entre 18 e 60 anos, peso mínimo de 60 quilos, que estejam bem alimentadas e que não tenham doado sangue nos últimos dois meses, no caso dos homens, ou três meses, no caso das mulheres.
O Hemocentro de Marília está localizado na rua Lourival Freire, 240, no bairro Fragata. A instituição informa que o procedimento é seguro, com uso de material descartável e realização de todos os testes necessários. Segundo a instituição, uma única doação pode beneficiar até quatro pacientes.
