Município anuncia reforma do Banco de Leite Humano de Marília

A Prefeitura de Marília autorizou, na manhã desta quarta-feira (11), a reforma e revitalização do Banco de Leite Humano (BLH), localizado na rua 15 de Novembro, 50, no Centro. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o prédio passará por recuperação estrutural, pintura interna e externa e revitalização da fachada.
De acordo com a administração municipal, esta é a 21ª obra autorizada pela atual gestão na área da saúde. Conforme a Prefeitura, 13 já foram concluídas e outras oito tiveram o início liberado.
A autorização ocorreu em cerimônia com a presença do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), da primeira-dama Tássia Camarinha, da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, da enfermeira coordenadora do BLH, Sandra Domingues, e de vereadores.

Segundo o prefeito, a intervenção busca melhorar as condições de atendimento da unidade. “O foco principal dessa intervenção será melhorar a infraestrutura da unidade, garantindo condições adequadas para o atendimento, segurança e higiene. O nosso Banco de Leite é referência e precisa estar bem cuidado. É isso que vamos fazer também aqui. Já são 21 obras na saúde e vamos continuar avançando, melhorando as condições de trabalho para os profissionais e de atendimento a nossa população”, afirmou.
A primeira-dama destacou o trabalho da equipe e das doadoras. “Estou muito feliz em poder participar desse momento tão importante e parabenizo o trabalho da Sandra Domingues e toda sua equipe do Banco de Leite. Aqui tem vida e gera outras vidas. Agradeço também às mães doadoras que colaboram e ajudam a salvar vidas. E nada mais justo do que melhorar as instalações para a equipe e para as mães que frequentam o Banco de Leite.”
A coordenadora do BLH, Sandra Domingues, agradeceu pela autorização da obra. “Esta ação é de vital importância para que o nosso Banco de Leite continue operando em conformidade com as normas de saúde e higiene, garantindo a confiança da população e a qualidade dos serviços prestados. Só temos que agradecer ao prefeito Vinicius por mais esse investimento.”

A secretária da Saúde também comentou a medida. “Estamos felizes em autorizar essa 21ª obra da gestão do prefeito Vinicius na saúde e esse projeto visa não apenas a preservação do patrimônio público, mas também a continuidade e aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. O BLH tem essa excelência de atendimento e acolhimento, com reconhecimento da nossa população”, declarou.
O presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde (PSDB), ressaltou o atendimento regional da unidade. “Quero parabenizar a Sandra Domingues e toda sua equipe por esse trabalho, atendendo Marília e várias cidades da região. E a Câmara Municipal está apoiando todos os bons projetos em prol da cidade, com objetivo de melhorar a vida das pessoas.”

Estrutura
O Banco de Leite Humano de Marília foi o quarto implantado no Estado de São Paulo e atende as UTIs neonatais dos hospitais Materno Infantil, Santa Casa, Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) e Maternidade Gota de Leite.
Segundo a Prefeitura, além da coleta em Marília, o serviço mantém 11 postos nas cidades de Campos Novos Paulista, Ocauçu, Alvinlândia, Lupércio, Garça, Pompeia, Quintana, Osvaldo Cruz, Bastos, Lucélia e Adamantina.
Atualmente, 18 servidoras atuam no BLH, entre enfermeiras, técnicas de enfermagem e biomédica. Conforme a Secretaria da Saúde, o banco conta com 50 mães doadoras e estoque de 240 litros de leite humano.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade também abriga o Ambulatório Municipal de Aleitamento Materno (Amam).