Ministério da Saúde destaca atuação de vereador de Marília em evento na Capital

A atuação do presidente da Câmara de Marília, vereador Danilo da Saúde (PSDB), na defesa dos direitos dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias foi destacada por representantes do Ministério da Saúde, da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) e do sindicato estadual da categoria.
O reconhecimento ocorreu durante a cerimônia de diplomação dos agentes do Estado de São Paulo no curso “Mais Saúde com Agente”, promovido pelo ministério, na Capital.
Segundo os organizadores, Danilo participou da solenidade após ter prestigiado, no mês passado, a formatura dos agentes em Marília. Durante o evento, lideranças da categoria ressaltaram o apoio do vereador à efetivação dos direitos trabalhistas.

A presidente da Conacs, Ilda Angélica Correia, afirmou: “em nome da Confederação Nacional, agradeço o apoio do seu mandato, da sua pessoa. A gente toma conhecimento que Marília é referência no tratamento aos nossos companheiros agentes e na implementação dos direitos. Isso provoca frutos grandiosos, não só para os trabalhadores, que têm seus direitos respeitados, mas reflete no bom serviço prestado aos munícipes”.
Representando o Ministério da Saúde, o diretor de Gestão da Educação na Saúde, Fabiano Ribeiros dos Santos, também mencionou o compromisso do parlamentar. “O senhor representa uma das maiores categorias profissionais no Brasil e no mundo. Que bom tê-lo aqui, porque demonstra o seu compromisso e sua responsabilidade com a categoria. Nós do Ministério da Saúde ficamos muito felizes pela sua presença e obrigada por prestigiar o nosso evento”, declarou.

O presidente estadual do Sindiemprol, Paulo Lopes, avaliou que Marília é modelo na implementação das garantias legais da categoria. “Marília é referência, uma cidade que respeita integralmente todos os direitos. Quero agradecer ao Danilo, na frente de todos esses agentes que estão se formando, pelo comprometimento que ele tem com a nossa categoria e com a nossa luta”, disse.
Danilo da Saúde destacou que a valorização dos agentes contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, em Marília os profissionais têm vínculo direto com o município, recebem o piso nacional, adicional de insalubridade e incentivo adicional no fim do ano, além de investimentos em qualificação técnica.
“Marília é referência no cuidado com a saúde e na garantia dos direitos desses profissionais. Aqui, o vínculo empregatício é direto com o município, recebem o piso nacional, insalubridade, incentivo adicional no fim do ano e há investimento em qualificação técnica. É preciso destacar o empenho da secretária da Saúde, a Paloma Libanio, do prefeito Vinicius Camarinha e do sindicato estadual dos trabalhadores, que tem um representante da cidade, o Irineu Gomes, que faz um trabalho importante para a garantia de direitos há 20 anos. Sempre apoiamos essas categorias, e estamos avançando não só nestas questões. Esse curso do Ministério da Saúde proporcionará uma melhor formação técnica e promoverá a valorização dos nossos profissionais. E isso se reflete no atendimento e no cuidado da população”, afirmou o vereador.