Ministério da Educação renova reconhecimento de cursos da Unimar e Univem

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU), portarias que renovam o reconhecimento de cursos superiores de graduação oferecidos por instituições de ensino de Marília. As medidas contemplam formações da Universidade de Marília (Unimar) e do Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem).
As renovações constam da portaria nº 17, de 2 de fevereiro de 2026, assinada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). O ato tem como base a legislação que rege a avaliação e a supervisão do ensino superior no país e considera processos analisados no sistema e-MEC.
Na Unimar, tiveram o reconhecimento renovado os cursos de Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Biomedicina, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina Veterinária, Agronomia, Enfermagem e Odontologia, todos em nível de bacharelado.
As autorizações abrangem, ao todo, mais de mil vagas anuais distribuídas entre as graduações ofertadas no campus da instituição. Já o Univem teve renovado o reconhecimento do curso de Engenharia de Produção, também em grau de bacharelado, com autorização para 80 vagas.
De acordo com as portarias, a renovação do reconhecimento é válida exclusivamente para os cursos nos endereços informados e tem vigência até o próximo ciclo avaliativo ao qual cada graduação está vinculada. A manutenção do reconhecimento é condição necessária para a emissão de diplomas com validade nacional e para a continuidade da oferta regular dos cursos pelas instituições de ensino superior.