Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

A Prefeitura de Marília iniciou tratativas para firmar parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) com o objetivo de implantar um projeto de incentivo às modalidades na rede municipal de ensino. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (28), durante reunião no Paço Municipal, ao chefe de gabinete do prefeito Vinicius Camarinha, Rafael Takamitsu, segundo informações da administração municipal.
Participaram do encontro o presidente da CBBS, Thiago Caldeira, o diretor sênior da Major League Baseball (MLB), Ellian Amancio, e dirigentes do Nikkey Marília. Também estiveram presentes as secretárias municipais de Educação, Rosemeire Frazon, e de Esportes, Lazer e Juventude, Valéria Cavecci, além de vereadores e representantes da Prefeitura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a proposta prevê a realização do projeto em escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) de período parcial, no contraturno escolar. A iniciativa inclui a capacitação de professores de Educação Física da rede municipal para atuação específica nas modalidades de beisebol e softbol. Atualmente, o município conta com 15 profissionais da área e está em processo de contratação de mais cinco, totalizando 20 docentes que poderão ser formados pelo projeto.

Após a capacitação, segundo a secretaria, serão selecionadas as escolas participantes e iniciada a captação de alunos interessados. A secretária Rosemeire Frazon afirmou que a integração entre Educação e Esporte contribui para o desenvolvimento de habilidades que impactam o aprendizado no ensino fundamental.
A secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Valéria Cavecci, informou que a Prefeitura apoia iniciativas voltadas à ampliação da prática esportiva no município. “A Confederação Brasileira de Basebol e Softbol, por meio do trabalho do Nikkey Marília, enxergou esse potencial na nossa cidade. Vejo com bons olhos a implantação desse projeto esportivo junto com a Secretaria da Educação”.
Segundo o presidente da CBBS, Thiago Caldeira, a confederação mantém parceria com a Major League Baseball e com o Nikkey Clube de Marília. “Viemos propor uma parceria para incentivar a prática do basebol na cidade junto com as secretarias de Educação e Esportes. Queremos dar mais oportunidades tanto para encontrar talentos como para massificar o esporte”.

Ainda de acordo com Caldeira, o projeto inclui a doação de materiais esportivos e a capacitação dos professores, com apoio da CBBS e da MLB. Ele citou Indaiatuba como exemplo de município que desenvolve iniciativa semelhante há mais de dez anos.
O vice-presidente administrativo do Nikkey Marília, Carlos Nakamura, avaliou a reunião como positiva e afirmou que o projeto poderá ampliar o acesso às modalidades na rede municipal. Segundo ele, o próximo passo será uma reunião com os professores de Educação Física, seguida de ações de divulgação com apoio da MLB.