Daem: dois grupos disputam a concessão
De onze empresas e consórcios que visitaram o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), apenas dois decidiram participar na última sexta-feira (9) da entrega de propostas e documentos: mais uma etapa do processo de concessão à iniciativa privada.
Caso a documentação esteja correta, seguem no trâmite a Odebrecht Ambiental e um consórcio formado pela Aegea Saneamento e pela mariliense Replan Saneamento e Obras.
A não participação dos demais interessados no serviço de tratamento de água e esgoto no município, como a Sabesp, por exemplo, pode ter sido motivada pela avaliação de que o negócio não seria vantajoso, apurou a reportagem.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou ao Marília Notícia que detalhes sobre as propostas não podem ser fornecidos por conta de cláusula de sigilo de mercado, que consta no edital.
Entre esta segunda (12) e sexta-feira (16) corre o prazo para questionamentos jurídicos em relação à entrega da documentação no último dia 9.
Após avaliação técnica, os grupos considerados aptos terão analisadas as proposta. A melhor, do ponto de vista da administração pública, vence. Tudo isso previsto para a semana que vem, caso não haja questionamentos.
No entanto, vale lembrar, o processo de concessão foi cheio de surpresas até agora. Leia mais sobre isso clicando aqui!
ODEBRECHT
Por enquanto, de um lado está a Odebrecht Ambiental, empresa da Organização Odebrecht – quarto maior grupo privado brasileiro e envolvido na Lava Jato .
Seu trabalho é o de busca por soluções para a preservação dos recursos naturais e melhoria na qualidade de vida das pessoas lidando com água e esgoto, utilities e resíduos.
No segmento Água e Esgoto, por meio de parcerias com companhias estaduais e privadas, estados e municípios, complementa os investimentos públicos para a universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no Brasil, informa a empresa.
Aproximadamente 17 milhões de pessoas são atendidas pela empresa em dez estados brasileiros.
AEGEA E REPLAN
De outro lado, está o consórcio formado por outra gigante do setor, a Aegea Saneamento, em parceria com a empresa local Replan, que há anos já presta serviços para o Daem.
A Aegea Saneamento gerencia ativos de saneamento através de suas concessionárias em oito estados do País – 45 municípios.
A companhia atua como administradora de concessões públicas operando em todos os processos do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto.