Operação Cavalo de Aço autua onze motociclistas em Oriente e zona norte de Marília

A Polícia Militar de Marília divulgou o saldo de uma etapa da Operação Cavalo de Aço, voltada à fiscalização de motocicletas. A ação contou com pontos de bloqueio no município de Oriente e na zona norte de Marília. Ao todo, foram lavrados 11 autos de infração de trânsito e cinco motocicletas foram removidas por irregularidades.
A corporação informou, por meio das redes sociais, que a operação é realizada em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e integra o planejamento especial do período festivo, com foco no reforço da segurança viária.
Segundo o comando da Polícia Militar, as motocicletas são o principal alvo da fiscalização devido ao elevado número de irregularidades e aos comportamentos de risco frequentemente registrados envolvendo esse tipo de veículo.
A iniciativa tem como objetivo desestimular práticas perigosas, ampliar a sensação de segurança da população, reduzir infrações e irregularidades e coibir condutas que desrespeitam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Entre as ações prioritárias estão a verificação do consumo de bebida alcoólica, o combate ao uso de escapamentos irregulares com emissão de ruídos excessivos e a checagem da regularidade da documentação dos veículos e condutores.