Batalha do Conhecimento reúne público e destaca Tupã no hip hop regional

A Batalha do Conhecimento reuniu centenas de pessoas na Praça Aparecido de Barros, conhecida como Praça do Estádio, em Tupã, neste sábado (27), mesmo sob chuva, e colocou o município como referência regional da cultura hip hop. O evento é voltado a batalhas de rima com foco em conteúdo cultural e educativo, segundo os organizadores.
Criador e organizador da iniciativa, o tupãense Bruno Ângelo de Sousa, conhecido como Bob 13, destacou a importância de realizar o encontro na cidade onde começou sua trajetória. “É sempre muito bom voltar para casa, ainda mais para uma festa como essa”, afirmou.
De acordo com a organização, a Batalha do Conhecimento é um desdobramento das chamadas “Batalhas da Dom”, realizadas há mais de 10 anos na Praça Dom Bosco e que deram origem às “Batalhas da Aldeia”, hoje reconhecidas nacionalmente no cenário do freestyle. Em Tupã, o movimento também gerou as “Batalhas da Bandeira”, realizadas na praça central da cidade.

Diferentemente das batalhas tradicionais, em que os competidores buscam se enaltecer e desestabilizar o adversário, os confrontos de conhecimento priorizam a livre improvisação com conteúdo cultural.
“Os confrontos de conhecimento são vencidos por quem usa a rima como ferramenta educativa e de transformação social”, explicou o publicitário Cléber Vinícius Guimarães Pacheco, freestyler e especialista no tema.



