Marília pode ter fim de semana de tempo firme após chuvas intensas
Marília pode ter um fim de semana sem chuva após um período marcado por elevados volumes de precipitação. A informação é do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru, com base em dados de satélite analisados nas últimas horas.
As análises indicam tempo estável no sábado e domingo (20 e 21), com sol entre algumas nuvens e temperaturas elevadas. Segundo o IPMet, o sábado deve registrar mínima em torno de 20 °C e máxima próxima de 29 °C, sem previsão de chuva. Amanhã, o cenário é semelhante, com mínima também de 20 °C e máxima que pode chegar a 32 °C, mantendo a condição de tempo seco.
A tendência de estabilidade deve continuar no início da próxima semana, com variação de nebulosidade, calor intenso e ausência de precipitações significativas. A melhora no tempo ocorre em um momento considerado importante para a cidade, que acaba de concluir a recuperação de estradas rurais danificadas pelas chuvas torrenciais registradas na semana passada.

O volume acumulado de chuva em dezembro já é expressivo. Até esta sexta-feira (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) contabilizou 338,4 milímetros de precipitação em Marília, índice acima da média histórica para o período.
De acordo com o órgão, dezembro se consolida, até o momento, como o mês mais chuvoso do ano no município. O segundo maior acumulado foi registrado em fevereiro, com 196,8 milímetros.
Em contraste, agosto não teve registro de chuva, o que evidencia a irregularidade do regime de precipitações ao longo do ano.
A previsão de tempo firme para o fim de semana traz certo alívio após os transtornos causados pelo excesso de chuva, especialmente no meio rural, e deve favorecer atividades ao ar livre, além da continuidade dos trabalhos de manutenção e recuperação das áreas afetadas.