Cinco detentos feridos em incêndio seguem internados em Marília

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) divulgou, nesta quarta-feira (26), a atualização sobre o estado de saúde dos feridos no incêndio registrado na tarde de terça-feira (25) no setor de inclusão da Penitenciária de Marília. O caso resultou na morte de sete detentos e deixou feridos, incluindo policiais penais que atuaram no resgate.
Segundo a SAP, dois dos sete presos que permaneciam hospitalizados receberam alta durante a madrugada e retornaram à unidade. Outros cinco seguem internados em hospitais de Marília. Conforme apurado pelo Marília Notícia, dois estão no Hospital das Clínicas (HC) e três permanecem em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa.
A pasta informou ainda que familiares dos detentos já foram contatados, com exceção dos parentes de quatro presos que não possuem contatos registrados no rol de visitas. Quem precisar de informações pode ligar para (14) 3408-1170 (PABX) ou 3408-1175.
Cinco policiais penais também foram encaminhados para atendimento por causa da intensa exposição à fumaça, mas todos já receberam alta.
INCÊNDIO
O incêndio começou no final da tarde de terça-feira, quando um detento ateou fogo aos próprios pertences durante um episódio de resistência à atuação dos policiais penais. As chamas se espalharam rapidamente no setor de inclusão e disciplina, gerando grande quantidade de fumaça tóxica.
A cela estava ocupada por 14 homens. Os policiais penais fizeram o primeiro combate ao fogo e iniciaram o resgate, enfrentando baixa visibilidade e risco de intoxicação até a chegada do Corpo de Bombeiros e do Samu. Todos foram retirados, mas sete não resistiram à inalação dos gases.
A SAP abriu procedimento administrativo para apurar as circunstâncias do incêndio e as responsabilidades.
IDENTIFICAÇÃO DAS VÍTIMAS
A Polícia Civil confirmou os nomes dos sete detentos que morreram em decorrência da fumaça. Cinco deles morreram dentro da unidade; dois faleceram no Hospital das Clínicas.
São eles:
Charles Andrey Souto Silva, 44 anos;
Wender Felipe Maciel, 25 anos;
Matheus Gregório da Silva, 22 anos;
Caio Vinícius Oliveira, 25 anos;
Thiago Nascimento de Oliveira, 33 anos;
Doildo Diego Pires, 35 anos;
Wallace Ferreira dos Reis, 22 anos.
A SAP reforçou que acompanha o caso, enquanto a Polícia Civil apura as causas e circunstâncias do incêndio, considerado proposital pelas autoridades.