MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qua. 26 nov. 2025
Editorial

A responsabilidade que a notícia exige

A pressa virou inimiga da verdade — e o jornalismo sério tem o dever de resgatá-la.
por Marília Notícia
Viatura da Polícia Militar Rodoviária reforça a segurança no entorno da Penitenciária de Marília após o incêndio (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O incêndio na Penitenciária de Marília, ocorrido nesta terça-feira (25), que deixou ao menos sete mortos e diversos feridos, trouxe dor às famílias envolvidas, ampliou na sociedade a preocupação com risco de fuga e reacendeu questionamentos importantes sobre a segurança e a gestão do sistema prisional.

Mas o episódio revelou também outro problema grave: a velocidade com que a desinformação se espalha quando muitos preferem publicar antes de checar.

Em poucas horas, boatos, áudios falsos e números inventados circularam livremente. Páginas amadoras que se apresentam como jornalismo e perfis pessoais sem qualquer compromisso com a apuração divulgaram versões aleatórias — ora até corretas, ora completamente falsas — confundindo a população e aumentando ainda mais a tensão em um momento sensível.

A desinformação foi tão intensa que ultrapassou o ambiente das páginas informais e atingiu até veículos profissionais, um erro imperdoável. O portal UOL, referência nacional, publicou que 11 pessoas haviam morrido — um número que não foi mencionado por nenhuma fonte oficial. O equívoco mostra que, em situações de pressão, até grandes redações podem falhar quando a checagem não acompanha a urgência.

Há 11 anos, o Marília Notícia escolheu seguir um caminho claro: apurar antes de publicar, mesmo que isso signifique demorar alguns minutos a mais. Cruzamos dados, ouvimos autoridades, distinguimos o que é confirmado do que ainda está em apuração e mantemos transparência com o leitor.

Credibilidade não se improvisa — se constrói diariamente, com método, responsabilidade e respeito à informação, incluindo o respeito às normas profissionais, às fontes e também aos direitos autorais.

Nosso slogan, “Aqui você lê a verdade”, nunca foi tão atual. Em tempos de boatos velozes e fontes duvidosas, reafirmamos nosso compromisso inegociável: entregar ao público informação séria, precisa e confiável, porque é isso que o jornalismo exige e é isso que Marília e região merecem.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Justiça autoriza mãe de motorista do Maranhão a visitar filho no HC
  • 2
    Dupla de mulheres trans é acusada de roubo na região central de Marília
  • 3
    Entregador é preso após puxar mulher pelos cabelos e tirá-la de abrigo na zona sul
  • 4
    Suspeito de assalto contra médico é alvo de busca e tem arma apreendida

Escolhas do editor

ENSINO SUPERIOR
Unimar lança plataforma que simula audiências judiciais para alunosUnimar lança plataforma que simula audiências judiciais para alunos
Unimar lança plataforma que simula audiências judiciais para alunos
PODER JUDICIÁRIO
Justiça autoriza mãe de motorista do Maranhão a visitar filho no HCJustiça autoriza mãe de motorista do Maranhão a visitar filho no HC
Justiça autoriza mãe de motorista do Maranhão a visitar filho no HC
JUSTIÇA
Advogados de réus do esquartejamento em Quintana pedem teste de insanidade mentalAdvogados de réus do esquartejamento em Quintana pedem teste de insanidade mental
Advogados de réus do esquartejamento em Quintana pedem teste de insanidade mental
FEMINICÍDIO
‘Ceará Tapeceiro’, réu por feminicídio, tem júri remarcado‘Ceará Tapeceiro’, réu por feminicídio, tem júri remarcado
‘Ceará Tapeceiro’, réu por feminicídio, tem júri remarcado

Últimas notícias

Dupla de mulheres trans é acusada de roubo na região central de Marília
Hidrômetros: aliados da transparência no consumo de água
Solenidade homenageia deputada e mais 16 personalidades pelo Dia da Mulher
Marília intensifica combate à dengue com ações neste fim de semana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie