Pró-reitora da Unimar apresenta boas práticas no combate ao assédio sexual em evento

A Universidade de Marília (Unimar) participou em São Paulo de um seminário promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que reuniu instituições de todo o país integrantes do Pacto Nacional de Prevenção ao Assédio Sexual e Outras Formas de Violência no Trabalho.
A informação foi divulgada pela instituição. Representando a universidade, a pró-reitora de Graduação, Fernanda Mesquita Serva, apresentou práticas e iniciativas que consolidam a Unimar como referência nacional no enfrentamento à violência contra a mulher.
Segundo a pró-reitora, o seminário permitiu compartilhar experiências desenvolvidas pela universidade antes e após a adesão ao pacto.
“Foi super especial apresentar tudo que nós estamos desenvolvendo há algum tempo na Unimar. Tivemos a oportunidade de mostrar boas práticas não só do período anterior ao pacto, mas também ações realizadas neste último ano, já com o compromisso firmado”, afirmou.
Fernanda destacou que os resultados apresentados decorrem de trabalho coletivo envolvendo docentes, coordenadores e estudantes. “Quero aproveitar para agradecer aos coordenadores, professores, alunos e a todo o time da Unimar, que não mede esforços para garantir que nossas ações aconteçam de fato”, declarou.

Entre os projetos apresentados, a universidade ressaltou o programa “A Fala é Delas”, desenvolvido por grupo de trabalho coordenado pelas professoras Vanessa e Luciene, que elabora ações de conscientização e materiais educativos inspirados nas diretrizes do pacto.
A instituição informou também que promoveu um concurso interno para estimular a participação da comunidade acadêmica na criação das peças.
A Unimar afirmou que a participação no evento reforça seu compromisso com políticas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero e o estímulo à troca de experiências entre instituições.
“A Unimar se coloca à disposição de todos. Queremos estar ao lado das pessoas que inspiram tanto e que promovem transformação por meio da educação”, concluiu a pró-reitora.
