Unimar finaliza Olimpíadas Universitárias com integração e recorde de atléticas

A Universidade de Marília (Unimar) encerrou a 7ª edição das Olimpíadas Universitárias após dois dias de competições realizadas no Complexo Esportivo da instituição, com participação de alunos dos cursos presenciais e da modalidade a distância, segundo a universidade. O evento, aberto ao público, reuniu todas as Atléticas da Unimar e movimentou atletas, torcidas e integrantes da comunidade acadêmica.
De acordo com a Comissão Organizadora, as disputas envolveram modalidades como futsal, futebol de campo, basquete, vôlei, beach tennis e, pela primeira vez, natação. As partidas seguiram até 22h40 e mobilizaram as Atléticas, responsáveis por montar equipes, organizar uniformes e incentivar torcidas.
A coordenadora do curso de Educação Física, Júlia Zoccolaro, afirmou que o evento reforça o papel integrador do ambiente acadêmico. “É sempre um entusiasmo gigante trazer essa Olimpíada para a Universidade. A gente vê a interação de todos os alunos, de todos os cursos e é praticamente uma integração atlética. Este ano, ampliamos as modalidades e trouxemos a natação, fortalecendo ainda mais nosso calendário esportivo”, disse. Segundo ela, a edição, mesmo no fim do ano, ocorreu “de uma forma muito efetiva”, refletindo o envolvimento dos estudantes.

A pró-reitora de Graduação, Fernanda Mesquita Serva, destacou o empenho das Atléticas e da equipe organizadora. “Sem dúvida nenhuma, este é um momento super especial e muito esperado na Universidade de Marília. É um evento esportivo que visa a integração entre os cursos e uma vivência muito rica do esporte. Aproveito para agradecer às Atléticas, que desde o primeiro momento abraçaram a Olimpíada 2025, montaram seus times e acolheram os estudantes”, afirmou.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Tânia Curi, ressaltou que o evento reforça a formação integral promovida pela universidade. “As Olimpíadas Universitárias representam muito mais do que competição, elas simbolizam saúde, convivência e pertencimento. A pesquisa já demonstra amplamente os benefícios da prática esportiva para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social”, declarou.
Segundo a Unimar, a programação esportiva continua nesta terça-feira (18), com partidas no Ginásio e no campo da instituição, incluindo semifinais e finais de vôlei feminino e futebol de campo.
