Justiça Federal e Prefeitura alinham ação com serviços à população em situação de rua

A Prefeitura de Marília e a Justiça Federal definiram, na última quinta-feira (13), a organização da primeira edição do Pop Rua Jud do Centro-Oeste paulista, prevista para os dias 25 e 26 de novembro na Praça Maria Izabel, segundo os órgãos envolvidos. O encontro ocorreu na sede da Justiça Federal e tratou da logística e dos serviços que serão oferecidos à população em situação de rua durante o evento.
De acordo com a Justiça Federal, participaram da reunião o coordenador do mutirão em Marília, juiz federal Ricardo William Carvalho dos Santos; o juiz federal Alexandre Sormani; o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB); o procurador-geral do Município, Pedro Paulo Arantes Gonçalves Galhardo; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera; a secretária da Saúde, Paloma Libanio Nunes; além de servidores da prefeitura e do Judiciário.
Segundo os organizadores, o Pop Rua Jud reunirá atendimentos das justiças Estadual, Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar, com informações sobre processos e orientações jurídicas. As Defensorias Públicas Estadual e Federal farão atermações verbais, permitindo transformar relatos em petições iniciais finalizadas no mesmo dia.

Ainda conforme a Prefeitura e a Justiça Federal, haverá emissão e regularização de documentos, cadastramento em programas sociais, atendimento do INSS, consultas e liberação de FGTS. Serão oferecidas orientações sobre livramento condicional, defesa criminal, assistência social, corte de cabelo, podologia, refeição, varal solidário, direitos humanos, apoio ao migrante e enfrentamento à violência contra a mulher.
Na área da saúde, estão previstos testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites e Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e vacinação de animais. Também haverá apoio para elaboração de currículos e encaminhamento para vagas de jovem aprendiz.
A secretária Hélide Maria Parrera afirmou que o encontro serviu para “alinhamento para a realização do projeto”, citando parcerias já firmadas. O prefeito Vinicius Camarinha disse que a ação será pioneira na região e destacou a expectativa de “impacto extremamente positivo” para a regularização de documentos e oferta de serviços. O juiz Ricardo William Carvalho dos Santos declarou que a iniciativa “busca resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua”.
Segundo o Sistema de Justiça, o Pop Rua Jud tem o objetivo de ampliar o acesso a direitos, promover audiências humanizadas e facilitar o acesso a documentos e serviços sociais.
Serviço
Pop Rua Jud – Marília
Datas: 25 e 26 de novembro
Horário: 9h às 14h
Local: Praça Maria Izabel, ao lado da Igreja São Bento (Centro)