Zelador tem carro furtado, confia em ‘pirata’ e perde dinheiro para golpista
A Polícia Civil de Marília vai apurar a denúncia de um zelador de 59 anos que relatou, nesta quinta-feira (13), o furto de seu Ford Del Rey e o golpe que sofreu enquanto tentava recuperar o veículo de maneira informal.
O carro — um Ford Del Rey GL azul, ano 1986 — estava estacionado em frente à casa da vítima, no bairro Palmital, por volta das 19h de quarta-feira (12). O proprietário deixou o local utilizando outro meio de transporte e passou a noite em uma chácara.
Na manhã seguinte, por volta das 5h, a esposa dele percebeu que o veículo havia sido furtado. A família divulgou o ocorrido nas redes sociais e acionou a Polícia Militar pelo telefone 190.
Após a publicação, o zelador recebeu ligações e mensagens no WhatsApp de um número com o DDD 11 (Grande São Paulo). O interlocutor, que se identificou como “pirata”, afirmou saber onde o carro estava e exigiu R$ 700 para devolvê-lo. A vítima negociou o valor e pagou R$ 500 via Pix para um desconhecido, com conta em banco digital.
O suposto informante disse que deixaria o Del Rey no estacionamento do Shopping Esmeralda, o que não ocorreu. Depois de receber o dinheiro, o golpista não entregou o veículo e alterou a foto do perfil no WhatsApp. A vítima então percebeu que havia sido vítima também de estelionato.
O caso será investigado com base em eventuais rastros digitais, embora a polícia reconheça que a apuração é dificultada pelo uso de “laranjas” em operações bancárias e de telecomunicações associadas ao crime.