Cursos de Tecnologia da Unimar se destacam entre os melhores do Brasil

A Universidade de Marília (Unimar) consolidou-se como referência nacional no ensino tecnológico, com destaque para os cursos de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inteligência Artificial e Cibersegurança. Reconhecida entre as melhores do Brasil, a instituição recebeu prêmios nacionais de inovação pelos projetos dos cursos de Ciência da Computação e Inteligência Artificial, refletindo a excelência acadêmica e a preparação dos alunos para os desafios do mercado.
De acordo com o coordenador dos cursos, professor doutor Caio Saraiva Coneglian, o corpo docente altamente qualificado e a infraestrutura com tecnologia de ponta são diferenciais da universidade. “Esse diferencial é percebido quando a Unimar torna-se a única instituição de ensino da região a participar da Maratona de Programação, uma competição nacional que testa as habilidades de resolução de problemas e programação dos estudantes”, destacou.
A Maratona de Programação foi realizada em Marília pelo segundo ano consecutivo e contou com participantes de toda a região. Entre as instituições locais, apenas a Unimar esteve presente. O evento proporcionou aos alunos a aplicação prática dos conhecimentos em um ambiente competitivo e colaborativo, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas complexos.
Os cursos de tecnologia foram reformulados com um projeto pedagógico baseado em três pilares: inovação, empregabilidade e empreendedorismo. A proposta prioriza o aprendizado prático, com projetos reais desenvolvidos em parceria com empresas, além de estimular competências como comunicação e trabalho em equipe. Os laboratórios modernos, com formato de coworking, e a integração com o TecUnimar — Parque Tecnológico da Universidade — fortalecem o vínculo entre o ensino e o mercado de trabalho.
Entre as parcerias da área de tecnologia estão grandes empresas do setor, como Google, Microsoft, Oracle e Amazon. A Unimar também mantém cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), permitindo que seus acadêmicos atuem no laboratório avançado de inteligência artificial vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A qualidade do ensino tecnológico da Unimar foi reconhecida pela revista Ensino Superior, que destacou o projeto TecUnimar como exemplo de integração entre alunos, professores e empresas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas.
Segundo o professor doutor Caio Coneglian, o sucesso dos cursos é resultado de um esforço constante de atualização. “Estamos constantemente investindo em nossa infraestrutura e nas parcerias com empresas. Temos 14 laboratórios modernos e parcerias com mais de 30 empresas que oferecem estágios e colaboram no desenvolvimento de projetos aplicados. Essa conexão com o mercado é fundamental para a formação dos nossos alunos”, afirmou.
A pró-reitora de Graduação, professora doutora Fernanda Mesquita Serva, ressaltou o impacto nacional da atuação dos estudantes. “Nossos alunos participam de projetos de grande impacto, não só local, mas nacional, como evidenciado pelo reconhecimento que recebemos em várias esferas. O curso de Ciência da Computação tem sido um pilar de inovação dentro da nossa Universidade, impulsionado por investimentos milionários em infraestrutura e parcerias estratégicas”, destacou.
