Mãe é acusada de expulsar filhos e abandoná-los na rua em Marília
Uma mulher de 46 anos é apontada como autora de um crime de abandono de incapaz na noite desta sexta-feira (31), no Jardim Teotônio Vilela, zona sul de Marília. A ocorrência foi registrada por um dos filhos, de 23 anos, que flagrou os irmãos — de sete e 12 anos — sozinhos na rua.
Segundo apurado pelo Marília Notícia, por volta das 18h30, o jovem se dirigia a uma reunião quando encontrou as crianças chorando na rua. Ao questioná-las, foi informado de que a mãe as havia expulsado de casa, deixando-as na rua com seus pertences, incluindo bicicletas, roupas, material escolar e celulares. A mulher não teria permitido o retorno dos filhos à residência.
O rapaz então acompanhou os irmãos até a casa do pai, que estava viajando, para que pudessem guardar os pertences. Em seguida, levou as crianças à delegacia para registrar a ocorrência, já que não havia outro local para passarem a noite.
Ainda segundo o relato, não seria a primeira vez que o fato ocorre. O irmão mais velho afirmou já ter registrado uma ocorrência semelhante anteriormente e informou que pretende acionar um advogado para solicitar a guarda das crianças.
O Conselho Tutelar foi acionado e determinou que os menores permanecessem sob os cuidados do irmão mais velho até o retorno do pai, que foi contatado para buscá-los.
O caso foi registrado como abandono de incapaz, crime previsto no artigo 133 do Código Penal, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão. A sanção pode ser aumentada em um terço se o autor for ascendente, descendente, cônjuge, irmão, tutor ou curador da vítima.