MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sex. 24 out. 2025
EDUCAÇÃO

Governo Vinicius propõe férias parceladas a professores coordenadores

Proposta altera o Estatuto do Magistério e amplia flexibilidade na gestão escolar.
por Rodrigo Viudes
Proposta de Vinicius beneficia professores coordenadores da rede municipal de ensino (Foto: Rodrigo Viudes/Marilia Noticia)

A Câmara Municipal de Marília analisa um projeto de lei, de autoria do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), que autoriza o parcelamento das férias dos professores coordenadores da rede municipal de ensino. A proposta altera o Estatuto do Magistério Público Municipal.

Pelo texto, as férias desses profissionais poderão ser divididas em dois períodos: obrigatoriamente 20 dias em janeiro, durante o recesso escolar, e o restante até o fim do mesmo ano letivo, mediante requerimento do servidor e de acordo com a necessidade do serviço.

Atualmente, a legislação já permite o fracionamento das férias para diretores e auxiliares de direção, mas não contempla expressamente os professores coordenadores.

Na exposição de motivos encaminhada ao Legislativo, o prefeito argumenta que a medida busca “assegurar maior racionalidade na organização da rede escolar” e valorizar os profissionais da educação. Segundo ele, o projeto “não acarreta aumento de despesas, mas apenas ajusta normas de gestão e funcionamento do Magistério Municipal”.

Substituição de professores

O projeto também propõe a possibilidade de substituição entre professores da Educação Infantil (EMEI) e do Ensino Fundamental (EMEF), desde que sejam atendidas as qualificações exigidas para cada cargo.

A justificativa destaca que a flexibilização permitirá “maior eficiência administrativa e continuidade pedagógica”, especialmente em situações emergenciais.

Outra alteração proposta é a revogação de um trecho da Lei nº 3.200/1986, que trata da designação de diretores para atuar como supervisores escolares. Segundo o projeto, o item em questão — a alínea “b” do inciso I do artigo 35-F — está em desacordo com a estrutura atual da rede municipal e, por isso, deve ser retirado.

De acordo com o Executivo, a proposta é de “indiscutível interesse público e de relevante impacto para a valorização e a adequada organização do trabalho dos profissionais da educação”. O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e, depois, segue para votação em plenário.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida

Últimas notícias

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília
Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie