MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sex. 24 out. 2025
FISIOTERAPIA

Projetos da Fisioterapia da Unimar impactam comunidades da zona norte

Ações desenvolvidas por alunos e docentes promovem saúde e ampliam a formação humanizada.
por Alcyr Netto
Os alunos realizam avaliações de campo e elaboram estratégias de cuidado adaptadas à realidade local (Foto: Divulgação)

O curso de Fisioterapia da Universidade de Marília (Unimar) desenvolve projetos de extensão em parceria com a Prefeitura, voltados à melhoria da saúde e da qualidade de vida de moradores de regiões periféricas. As ações são realizadas por alunos do último ano durante o estágio na Atenção Básica de Saúde da zona norte, e envolvem também estudantes de outros períodos, sob supervisão docente.

De acordo com o coordenador do curso, professor doutor Mauro Audi, os projetos começaram há três anos e têm como foco a prevenção e a orientação em saúde.

“Temos atuado junto ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social), dentro de contextos comunitários que o curso já conhece por estar presente através dos estágios. Temos a vivência da comunidade e sabemos das suas diferentes necessidades”, afirmou Audi.

Os alunos realizam avaliações de campo e elaboram estratégias de cuidado adaptadas à realidade local. “Não podemos, por exemplo, utilizar termos técnicos ou aconselhar que façam fisioterapia e frequentem uma academia se não tiverem acesso. Entre adolescentes, é mais eficaz pedir que intercalem o tempo de tela com outras atividades do que solicitar que mantenham a postura correta o tempo todo”, explicou Audi.

Segundo o coordenador, há pelo menos seis projetos em andamento, abordando temas como saúde da mulher e do idoso, cuidados posturais e prevenção da sarcopenia (perda de massa muscular). As ações são constantemente revisadas e aprimoradas conforme os resultados obtidos.

A professora mestre Andréa Maria Abud Priedols destacou o impacto da iniciativa na formação dos futuros profissionais.

“O contato direto com as comunidades amplia a visão social do acadêmico e o leva a enxergar a fisioterapia muito além das técnicas. Ele aprende a adaptar condutas, respeitar contextos e desenvolver soluções criativas com os recursos de que dispõe. É esse vínculo que transforma conhecimento em compromisso social”, afirmou Andréa.

Os docentes ressaltam que, além de promover o aprendizado prático, os projetos reforçam o caráter humanizado da formação em fisioterapia, aproximando o ensino acadêmico das demandas reais da população atendida pelo SUS.

Mauro Audi explicou que os projetos começaram há três anos e têm como foco a prevenção e a orientação em saúde (Foto: Divulgação)
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie