Secretaria da Saúde alerta para aumento de casos suspeitos de sarampo

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília está em estado de alerta devido ao crescimento de casos suspeitos de sarampo na cidade e em municípios da região. Segundo a pasta, até o momento, 70 notificações foram registradas. Destas, 54 seguem em investigação e 16 foram descartadas após exames laboratoriais. Não há casos confirmados da doença até agora.
Para conter uma possível disseminação, a Prefeitura intensifica ações de vigilância e reforça a importância da vacinação. A médica e secretária da Saúde, Paloma Libanio, orienta a população a participar do Dia D de vacinação, neste sábado (18). “A vacina é o melhor remédio para a prevenção. Por isso, pedimos à população que aproveite a campanha e proteja a sua família”, afirmou.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Thaís Leatti, medidas de bloqueio vacinal têm sido aplicadas em áreas com circulação de casos suspeitos, incluindo a verificação e atualização da situação vacinal de pessoas potencialmente expostas.
O sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível por vias respiratórias, cujos principais sintomas são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e mal-estar. O diagnóstico é feito por avaliação clínica e exames laboratoriais, como RT-PCR e sorologia (IgM), conforme protocolos do Ministério da Saúde.
Entre as ações realizadas, destacam-se reuniões com unidades hospitalares e profissionais de saúde, visitas técnicas a entidades que atendem estrangeiros e refugiados e envio de orientações às agências de turismo do município.
A cobertura vacinal em Marília, conforme dados do Ministério da Saúde, é de 88,4% para a primeira dose da vacina tríplice viral em crianças menores de 5 anos e de 74,98% para a segunda dose. A Secretaria reforça que manter o esquema vacinal em dia é essencial para evitar surtos da doença.
Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde do município ou diretamente com a Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone (14) 3402-6500.