MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qui. 09 out. 2025
ADMINISTRAÇÃO

Marília institui Programa Pop Ciência para difundir conhecimento e inovação

Lei sancionada por Vinicius cria diretrizes para popularização científica e tecnológica.
por Rodrigo Viudes

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) sancionou, nesta quinta-feira (9), uma nova lei municipal que institui o Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, denominado Pop Ciência Marília.

A legislação, publicada no Diário Oficial do Município, tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico e incentivar práticas de inovação e inclusão social por meio da educação e da tecnologia.

Segundo o texto, o programa busca ampliar o acesso à ciência, promover a educação tecnológica, estimular o pensamento crítico e contribuir para o desenvolvimento econômico e social. A proposta inclui ações conjuntas entre escolas, universidades e entidades públicas e privadas para aproximar a ciência do cotidiano das pessoas.

Benefícios

Entre as diretrizes do Pop Ciência estão o incentivo à divulgação científica, o fortalecimento da formação de professores em educação científica, a criação de redes colaborativas com instituições de pesquisa e a promoção da interculturalidade entre a ciência e outras áreas do conhecimento.

Também estão previstos projetos de popularização científica em bairros e escolas, apoio a feiras e olimpíadas de ciência, além de ações voltadas à inclusão social por meio da inovação.

O programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação, em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Deliberação e Mudança Social da Câmara Municipal. As ações serão acompanhadas pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti) e poderão ser viabilizadas por meio de chamadas públicas, editais e parcerias com entidades públicas e privadas.

Iniciativas

Entre as iniciativas previstas pela nova lei estão a criação de museus e centros científicos, o fomento a projetos de tecnologia assistiva e o apoio à produção de mídias educativas e interativas. O texto também prevê o uso de tecnologias para preservar a memória cultural e científica do município.

O projeto de lei que criou o Pop Ciência Marília é de autoria do vereador Professor Galdino da Unimar (Cidadania). A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal na sessão ordinária da última segunda-feira (6), com emendas apresentadas pelo próprio autor.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Duas entidades e dezenas de empresas de Marília aparecem em lista de sanções do TCE
  • 2
    Polícia Civil investiga furto de bicicleta em condomínio de Marília
  • 3
    Criminosos furtam 300 metros de fios e medidor de energia em residência
  • 4
    Câmara vota kit para gestantes e homenagem a menino autista em escola

Escolhas do editor

IMPEDIMENTO
Duas entidades e dezenas de empresas de Marília aparecem em lista de sanções do TCEDuas entidades e dezenas de empresas de Marília aparecem em lista de sanções do TCE
Duas entidades e dezenas de empresas de Marília aparecem em lista de sanções do TCE
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota kit para gestantes e homenagem a menino autista em escolaCâmara vota kit para gestantes e homenagem a menino autista em escola
Câmara vota kit para gestantes e homenagem a menino autista em escola
TEMPO
Marília tem previsão de fim de semana de céu aberto com clima típico de invernoMarília tem previsão de fim de semana de céu aberto com clima típico de inverno
Marília tem previsão de fim de semana de céu aberto com clima típico de inverno
ECONOMIA APLICADA
Safra derruba preço do etanol e impulsiona vendas nos postos de MaríliaSafra derruba preço do etanol e impulsiona vendas nos postos de Marília
Safra derruba preço do etanol e impulsiona vendas nos postos de Marília

Últimas notícias

Dupla é presa após furtar cabos e estruturas metálicas de torre de rádio em Vera Cruz
Prefeitura e MAC iniciam planejamento para Série A2 de 2027 no Abreuzão
Enem: prazo de inscrição é prorrogado até dia 12 de junho
Criminosos furtam 300 metros de fios e medidor de energia em residência

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie