Prefeitura de Marília realiza nova ação educativa para prevenir intoxicações por metanol

A Prefeitura de Marília, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, promove nesta quarta-feira (8) uma nova ação de orientação e fiscalização para a prevenção de intoxicações por metanol. A iniciativa ocorrerá das 17h às 21h, nas regiões Sul, Norte e no centro da cidade.
A atividade contará com a participação de seis autoridades sanitárias, que visitarão lojas de conveniência, bares, adegas, empórios e outros estabelecimentos comerciais. Durante a ação, serão distribuídos mais de 200 panfletos informativos a empresários e consumidores, além de realizadas fiscalizações e esclarecimentos sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, a medida integra o conjunto de ações preventivas desenvolvidas pela pasta.
“Na semana passada, visitamos 25 estabelecimentos comerciais e distribuímos centenas de panfletos informativos. Esta nova ação integra os esforços da nossa Secretaria no monitoramento e prevenção de agravos à saúde coletiva, contribuindo para a segurança da população e para o fortalecimento da rede de proteção sanitária no município”, afirmou.
A coordenadora de vigilâncias da Secretaria, Thaís Leatti, informou que as ações serão realizadas semanalmente, preferencialmente às quartas-feiras.
“Vamos ficar em alerta e orientar o máximo que for possível. Queremos reforçar a importância da vigilância constante e, caso haja ocorrências suspeitas, a sua notificação imediata às autoridades competentes”, destacou.
A Vigilância Sanitária reforça que o consumo de bebidas sem origem comprovada pode causar intoxicações graves, cegueira e até morte. Dúvidas ou denúncias podem ser encaminhadas à Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (14) 3402-6500 ou pelo e-mail [email protected].