Estiagem leva RIC a usar represa Cascata para reforçar abastecimento em Marília

A ausência de chuvas continua preocupando em Marília, e a concessionária RIC Ambiental anunciou o uso emergencial da água da represa Cascata para reforçar o abastecimento da cidade. Já são mais de 100 dias sem precipitações significativas no município, o que tem afetado diretamente os mananciais que abastecem a população.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 2025 o volume acumulado de chuvas foi de 643 milímetros, contra 811 milímetros registrados em 2024 — uma redução de 20,72%, o que representa 168 milímetros a menos neste ano.
Diante do cenário de estiagem e dos reflexos do vendaval ocorrido em 22 de setembro, que causou intermitências elétricas em sistemas de captação, a RIC Ambiental anunciou a utilização emergencial da represa Cascata para complementar o fornecimento de água.
Abastecida exclusivamente pelas chuvas, a represa Cascata é uma reserva contingencial e só é acionada em situações excepcionais, como a que se apresenta atualmente.
Segundo a concessionária, equipes seguem mobilizadas no monitoramento técnico do sistema e na adoção de medidas para preservar as reservas e garantir o fornecimento à população.
A RIC Ambiental também reforçou o apelo à população por um uso mais consciente da água, alertando que atitudes simples fazem diferença durante o período de estiagem.