Cejusc Itinerante leva mutirão da cidadania ao Centro de Marília neste sábado

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realiza neste sábado (4) a 16ª edição do Mutirão da Cidadania “Cejusc Itinerante: Marília Cidadã”, até as 17h, na rua São Luiz — entre as ruas Nove de Julho e Paes Leme, na região central de Marília. A iniciativa tem apoio da Prefeitura, que participa por meio de diversas secretarias.
O evento resulta de um termo de cooperação firmado em 2014 entre o Tribunal de Justiça, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a Universidade de Marília (Unimar), a Prefeitura e o Ministério Público Federal. A ação conta ainda com o envolvimento de entidades públicas e privadas, como a Defensoria Pública, a OAB Marília e o Instituto Embelleze.
Durante o mutirão, a população poderá acessar gratuitamente serviços como orientação jurídica, sessões de conciliação e mediação, além de atendimentos sobre divórcio, pensão alimentícia, guarda e visitas, direito do consumidor e negociação de dívidas. Também serão realizados cadastros de benefícios sociais, inscrições escolares, vacinação, atendimento em saúde bucal, doação de animais e atividades do Outubro Rosa Pet.
O juiz coordenador do Cejusc Marília, José Antonio Bernardo, destacou que o projeto tem como objetivo promover o acesso à justiça e fortalecer a cultura da paz. “O Cejusc Itinerante aproxima o Poder Judiciário da população, promovendo o acesso à justiça de forma humanizada. Fruto de uma parceria entre instituições públicas e privadas, a iniciativa viabiliza uma ampla oferta de atendimentos gratuitos, fortalecendo a cidadania e contribuindo para a inclusão social”, afirmou.
O prefeito Vinicius Camarinha ressaltou a importância da parceria. “Celebramos convênio com o Cejusc, mantendo a parceria da Justiça com o Poder Executivo local, fazendo com que a vida do cidadão seja facilitada no acesso aos serviços públicos e no Judiciário. Os conciliadores prestam serviços importantes nessas demandas, facilitando e ganhando velocidade na resolução de conflitos”, disse.
A programação também está contando com atividades em homenagem ao mês das crianças, com brinquedos infláveis, apresentações culturais, personagens infantis, distribuição de pipoca e algodão-doce.