Obras de construção do Caps III completam três meses com expectativa de entrega em um ano

A Prefeitura de Marília deu início, em 27 de junho, às obras do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III 24h, na zona sul da cidade. A unidade funcionará em tempo integral, inclusive em fins de semana e feriados, com acolhimento noturno.
O investimento é de R$ 2,2 milhões, fruto de parceria com o Governo Federal, e a execução está a cargo da empresa JGM Estrutura e Construtora Ltda., com prazo de 14 meses. O prédio será construído em uma área de 7 mil m², no bairro Nova Marília III, e terá 740 m² de área edificada.
Segundo o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), a obra “vai mudar o patamar da nossa cidade nesse atendimento”, ao reforçar o compromisso da gestão com a saúde mental. Atualmente, o município conta com duas unidades: o Caps Infantojuvenil Catavento, no Parque São Jorge, e o Caps Com-Viver, no bairro Maria Izabel, ambos em funcionamento das 7h às 17h.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, estão cadastrados 171 usuários no Caps IJ e 320 no Com-Viver, sendo 27 residentes em serviços terapêuticos. O município mantém ainda parceria com o Complexo HC Famema, responsável pelo Caps-AD Girassol.
A Prefeitura também tem promovido ações de aproximação com a comunidade, como o evento “Caps na Rua, de Portas Abertas”, realizado em 26 de setembro, e a adesão ao curso de capacitação “Nós na Rede – Saúde Mental”, que qualificará 30 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) local.