MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Vitrine MN
dom. 28 set. 2025
Arquitetura e Urbanismo

Disciplina especial da Unimar prepara alunos de Arquitetura para prática profissional

Curso orienta os estudantes para sua inserção no mercado, com foco em valorização profissional.
por Marcelo Moriyama
Sob a docência da professora Giovanna Faria Ghirardello, os alunos recebem uma orientação prática e atualizada para fazerem a gestão do seu trabalho (Foto: Divulgação)

Na Universidade de Marília (Unimar), entre os diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo, destaca-se uma disciplina do último semestre que costuma atrair os acadêmicos: Tópicos Especiais. Além da sólida base técnica e prática para formar arquitetos de excelência, o curso orienta os estudantes para sua inserção no mercado, com foco em valorização profissional e segurança no exercício da atividade — e é esse o eixo da disciplina.

Ministrada pela profa. Giovanna Faria Ghirardello, a matéria oferece orientação prática e atualizada sobre a gestão do trabalho. Segundo ela, muitos alunos tornam-se prestadores de serviços e, mesmo quando ingressam em empresas, instituições, no poder público ou em escritórios, é essencial que desenvolvam autonomia e saibam cultivar boas relações com os clientes.

Tópicos Especiais prepara os acadêmicos para elaborar propostas comerciais, definir precificação adequada, estabelecer escopo, acompanhar obras, terceirizar serviços, aplicar reajustes e compreender os limites de sua responsabilidade perante os clientes — entre outros aspectos fundamentais para prevenir dificuldades e erros nas relações profissionais.

A docente disponibiliza ainda um modelo de contrato como sugestão, oferecendo um norte para relações claras e seguras com os contratantes. Assim como boa parte do corpo docente, ela concilia a carreira acadêmica com a atuação no mercado. “Unimos a formação à realidade lá fora, trazendo para os alunos norteadores práticos e didáticos para que eles possam transformar seus conhecimentos em produtos”, menciona Giovanna Faria.

Casos reais e simulações de projetos também compõem a disciplina, ensinando a evitar erros e a lidar com eles quando acontecem. “Considero essa disciplina fundamental porque não basta que eu seja uma boa arquiteta se eu não souber vender meu produto e me relacionar com o mercado”, diz a acadêmica Fernanda Fontão, que se forma com sua turma no final de 2025.

O conteúdo inclui orientações para inscrição no CAU, normativas da profissão e noções de regimes contábeis. “O arquiteto e urbanista que abre a própria empresa precisa ser um bom administrador porque metade do seu tempo profissional será dedicado a manter o seu negócio e fazê-lo promissor”, observa a docente.

As inscrições para o Vestibular Unimar 2026 estão em andamento. As provas serão aplicadas em 19 de outubro, atraindo futuros arquitetos e urbanistas pela proposta inovadora, humanista e voltada à prática profissional do curso de Arquitetura e Urbanismo — um dos mais tradicionais da universidade e referência em qualidade e empregabilidade.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
  • 2
    Governo federal decreta desapropriação de fazenda de Gália para reforma agrária
  • 3
    Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos
  • 4
    Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região

Escolhas do editor

POLÍTICA
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da AdministraçãoCesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
CRIMES REITERADOS
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em MaríliaSequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
TEMPO
Defesa Civil alerta para chuvas na região de MaríliaDefesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
Defesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
REDE MUNICIPAL
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolasMarília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Últimas notícias

Exército faz seleção para alistamento militar de homens e mulheres
Cachorro é morto com 10 tiros em frente a ponto de ônibus em São Paulo
Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste
Presidente Lula faz cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie