Deputado do PT reforça articulação para trazer Instituto Federal a Marília

O deputado estadual Emídio de Souza (PT) esteve em Marília na manhã deste sábado (20) cumprindo uma agenda de encontros com lideranças locais. O principal objetivo da visita, segundo declarações do deputado e do presidente do PT local, professor Emerson Santos, foi reforçar a articulação política para garantir a instalação de um Instituto Federal (IF) no município.
A agenda incluiu visitas à Legião Mirim, Nikkey Clube, Casa Reviva, Passe Certo e uma reunião com lideranças locais. O parlamentar também planejava visitar outras instituições que já receberam emendas parlamentares ou que poderão ser contempladas futuramente.
Emídio destacou seu vínculo pessoal com Marília, lembrando que foi criado na Fazenda do Estado, localizada entre Marília e Guaimbê, onde viveu dos três aos 13 anos. “Minha infância foi toda na Fazenda do Estado, em Marília. Eu nasci em Inúbia Paulista, do lado de Adamantina. Depois vivi aqui, dos três aos 13 anos. Fui para Osasco com 13, mas tenho muitas lembranças de Marília. Toda vez que volto é uma relação muito pessoal também”, disse o deputado.

O parlamentar classificou a Educação como prioridade, ressaltando que a qualificação profissional da juventude é um esforço que “vale muito a pena” e que Marília “não pode perder essa oportunidade”.
“Nosso país depende de formar uma nova geração preparada para o mercado de trabalho, para a tecnologia e para os desafios da indústria. Marília tem perfil industrial e é polo regional. Quando se forma mão de obra desse porte, não se pensa só numa cidade, mas em toda a região. Marília tem tudo para dar certo”, afirmou.
A criação do campus em Marília integra o programa federal de expansão que prevê 100 novos Institutos Federais, sendo 13 no estado de São Paulo. A disputa atual é para que um deles seja instalado no município.

O local defendido pelo professor Emerson Santos, com apoio de Emídio, é o prédio onde funcionava a Legião Mirim, atualmente desocupado.
“Aqui temos um espaço amplo, que atende a todas as necessidades do Instituto Federal. A ideia é começar com cursos técnicos neste prédio, que seria cedido sem custo para a União. Depois, poderia haver expansão para o Ensino Superior, com a construção de uma faculdade em terreno ao lado, de propriedade da Prefeitura”, explicou Emerson.
A proposta prevê a doação do prédio por 99 anos. A localização é considerada estratégica por estar próxima a bairros populares, como a Vila Barros, facilitando o acesso da população mais carente. Segundo Emerson, o projeto já recebeu inspeção e aprovação técnica. O diretor e o engenheiro do IF visitaram o local e deram aval para sua utilização.

O deputado estadual Emídio de Souza manifestou o desejo de conversar pessoalmente com o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) sobre a colaboração necessária da Prefeitura de Marília.
“Esse trabalho não se faz sem o apoio da Prefeitura. Por isso eu quero dialogar com o prefeito Vinicius, de quem eu sou muito amigo. Fomos deputados juntos até poucos meses atrás. Já falamos por telefone sobre isso, mas eu quero falar pessoalmente. Qualquer colaboração é muito importante para todos nós”, finalizou.
