MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
sáb. 30 ago. 2025
“Senta, seu africano”

Aluno de 13 anos acusa professor de injúria racial em escola de Marília

Frase atribuída a professor gerou denúncia por discriminação em sala de aula.
por Alcyr Netto

A Polícia Civil investiga uma denúncia de injúria racial envolvendo um estudante da Escola Estadual Professora Oracina Corrêa de Moraes Rodine, localizada no Jardim América, zona oeste de Marília. O suposto caso teria ocorrido no dia 13 de agosto deste ano, e o envolvido seria um professor da unidade.

De acordo com informações obtidas pelo Marília Notícia, o adolescente, de 13 anos, relatou que estava em aula no período da manhã, na escola situada na Rua Humberto Reis Alves, quando o professor teria dito: “Senta, seu africano!”. Ainda segundo o estudante, ele se sentiu ofendido pela fala e pediu que o docente repetisse a frase, o que também teria ocorrido.

A direção da escola teria sido comunicada sobre a situação e, conforme relato da mãe do aluno, ela foi chamada à unidade. No entanto, ainda segundo a responsável, nenhuma providência teria sido adotada pela instituição. Diante disso, ela decidiu registrar um boletim de ocorrência para que o caso seja investigado como possível crime de injúria racial.

A injúria racial, conforme previsto na legislação, consiste em ofender a dignidade ou o decoro de alguém com base em sua raça, cor, etnia ou procedência nacional. A pena é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.

Com a promulgação da Lei nº 14.532/2023, a injúria racial passou a ser equiparada ao crime de racismo, o que resultou no aumento da pena. O agravamento pode ocorrer caso o ato seja praticado por duas ou mais pessoas ou por funcionário público no exercício de suas funções.

A denúncia está sendo apurada pela Polícia Civil e foi encaminhada ao Setor de Investigações Gerais (SIG). O professor deverá ser ouvido nos próximos dias, assim como outros estudantes que estavam na sala de aula e que, supostamente, teriam presenciado o ocorrido.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo afirmou que o contrato do professor será encerrado.

“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) repudia qualquer forma de racismo, dentro ou fora do ambiente escolar. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Unidade Regional de Educação (URE) de Marília iniciou a apuração preliminar para a adoção das providências cabíveis e extinguirá o contrato do docente, que é temporário. O estudante foi acolhido pela unidade escolar e tem à sua disposição um profissional do programa Psicólogos na Escola para acompanhamento.

A equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva), em conjunto com os professores, reforçou a gravidade do racismo e está desenvolvendo projetos sobre o tema com estudantes e docentes.

A direção permanece à disposição da comunidade escolar para esclarecimentos”.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Governo federal decreta desapropriação de fazenda de Gália para reforma agrária
  • 2
    Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
  • 3
    Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região
  • 4
    Ex-funcionários da GF relatam dificuldades após fim do contrato

Escolhas do editor

DECISÃO JUDICIAL
Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizadosJustiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
LIRAA
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamentoAlto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
ZONA RURAL
Município articula convênio para recuperar ponte rural em AvencasMunicípio articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
Município articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
GOVERNO DO ESTADO
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsitoPrefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsito
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsito

Últimas notícias

Prefeitura intensifica combate à dengue e faz quase 20 mil visitas em Marília
Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste
Espetáculo Okama estreia em Marília com reflexão sobre memória e identidade
Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie