MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qui. 31 jul. 2025
ENSINO INCLUSIVO

Educação reage e dobra número de cuidadores nas salas

Pasta recorreu a contrato emergencial de 12 meses enquanto aguarda nova licitação.
por Rodrigo Viudes
Secretaria da Educação prepara edital para nova contratação de serviço especializado (Foto: Marília Notícia)

A Prefeitura de Marília iniciou a substituição, por meio de contratação emergencial, da empresa responsável pela prestação de serviços de cuidadores para estudantes com deficiência na rede municipal de ensino, o Instituto de Apoio à Pessoa com Deficiência e à Inclusão Social (Iape).

Com o vencimento de um dos contratos com a instituição no domingo (27) e a retomada das aulas na segunda-feira (28), a empresa Polly Service foi contratada emergencialmente para suprir o déficit crescente de profissionais. O novo contrato tem duração de 12 meses e valor de até R$ 24 milhões, conforme a efetiva prestação do serviço. O Iape ainda mantém outro contrato em vigor, com vencimento previsto para setembro, que também não deve ser renovado.

Segundo a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon Modesto, o contrato emergencial prevê até 400 cuidadores. Inicialmente, foram solicitados 82, número que representava o déficit na época. Com o encerramento do contrato anterior, a demanda subiu para 120. A Polly Service já iniciou as atividades com 230 cuidadores distribuídos nas escolas da rede.

“Foi feito um contrato emergencial por um período de 12 meses ou até que o processo licitatório para a contratação definitiva seja concluído. Solicitamos inicialmente 82 cuidadores porque era o déficit que nós tínhamos na rede”, explicou a secretária.

Atualmente, profissionais das duas empresas — Iape e Polly Service — atuam simultaneamente em diversas unidades. “Não é possível separar por escola, porque a nossa necessidade, a nossa prioridade, são os alunos”, destacou.

A secretária relatou ainda que houve remanejamentos de cuidadores por parte do Iape entre diferentes escolas, o que prejudicou o vínculo entre profissionais e estudantes, especialmente os com transtorno do espectro autista, matriculados em várias unidades.

A Secretaria da Educação emitiu notificação extrajudicial solicitando a recomposição dos cuidadores aos seus postos de origem. “Já entrei em contato com o Iape, solicitando que não fizessem nenhum deslocamento de cuidadores entre escolas, mesmo porque esse olhar é da Educação”, afirmou.

O processo de licitação definitiva já retornou ao setor de compras, e a pasta aguarda parecer jurídico para a publicação do edital. “Temos pressa para que haja uma contratação definitiva dos cuidadores e também para que apenas uma empresa atue com esse serviço na rede”, completou Rosemeire.

Paralelamente, a Secretaria iniciou uma formação inédita voltada a todos os cuidadores em atividade. A capacitação aborda cuidados com alimentação, higiene, locomoção e incentiva um olhar sensível às diferentes formas de ser e participar das crianças atendidas na rede municipal.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Roubo violento à residência, com agressão a idosos, é investigado pela polícia
  • 2
    Irmãos são presos após resgate de pitbull tomado por carrapatos pelo SIG
  • 3
    Imagens mostram briga em escola de Marília; polícia e Samu acionados
  • 4
    Prefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custos

Escolhas do editor

INSTÂNCIA SUPERIOR
TRF suspende perícia na BR-153 e questiona foro de ação em MaríliaTRF suspende perícia na BR-153 e questiona foro de ação em Marília
TRF suspende perícia na BR-153 e questiona foro de ação em Marília
RODOVIAS
Trecho recém-reformado da BR-153 tem nova intervenção em MaríliaTrecho recém-reformado da BR-153 tem nova intervenção em Marília
Trecho recém-reformado da BR-153 tem nova intervenção em Marília
PUBLIEDITORIAL
Marília avança na causa animal com a inauguração da primeira UBS Veterinária da cidadeMarília avança na causa animal com a inauguração da primeira UBS Veterinária da cidade
Marília avança na causa animal com a inauguração da primeira UBS Veterinária da cidade
CUSTEIO INDUSTRIAL
Prefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custosPrefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custos
Prefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custos

Últimas notícias

MN TV: Copeiro transforma chá e gesto de amor e cuidado aos pacientes
TRF suspende perícia na BR-153 e questiona foro de ação em Marília
Trecho recém-reformado da BR-153 tem nova intervenção em Marília
Roubo violento à residência, com agressão a idosos, é investigado pela polícia

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie