Marília integra consórcio que busca dinheiro do Novo PAC para aterro

Marília deu um passo significativo em direção à gestão de resíduos sólidos mais eficiente e sustentável ao integrar o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista (Cirsop). A adesão amplia o alcance do consórcio, que reúne 20 municípios, e reforça a candidatura da região a um investimento de recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). São R$ 600 milhões que serão destinados para os projetos.
Inicialmente composto por 13 municípios da região de Presidente Prudente, o Cirsop ganhou um novo fôlego com a entrada de Marília e outras seis cidades. Essa união estratégica visa fortalecer a capacidade de pleitear recursos federais para aprimorar a disposição final de resíduos em aterros sanitários, um desafio comum a diversos municípios.
A segunda etapa de seleção do Novo PAC, iniciada em fevereiro de 2025 e atualmente em curso, é crucial para a concretização desses investimentos. Os R$ 600 milhões em jogo são destinados a projetos que promovam a erradicação dos lixões, o incentivo à economia circular e o enfrentamento às mudanças climáticas.
A expectativa é que a união de forças dos 20 municípios resulte na aprovação dos projetos, transformando o cenário da gestão de resíduos na região.