MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Vitrine MN
qua. 11 jun. 2025
LITERATURA

Bild promove lançamento do livro ‘Quatro Patas: A História de Pituco’

Empresa também promove uma exposição dedicada a Pituco, com exemplares dos quadrinhos que retratam suas aventuras.
por Carolina Rolta
Lançamento do livro está agendado para este próximo sábado (Foto: Divulgação)

A história de Pituco, o vira-lata que virou personagem e ganhou status de super-herói em Marília, será contada no livro “Quatro Patas: A História de Pituco”, com lançamento marcado para este sábado (14), às 14h, na central de vendas da Bild Desenvolvimento Imobiliário (avenida Rio Branco, 119 – Centro).

A entrada é gratuita e aberta ao público. Escrito por Tiago Moraes das Chagas, tutor do cão, e com coprodução de Ramon Barbosa Franco, o livro narra desde a adoção de Pituco até sua trajetória pelas ruas da cidade e sua morte, que mobilizou a vizinhança e os leitores das HQs em que ele era protagonista.

A Bild também está promovendo uma exposição dedicada a Pituco, com exemplares dos quadrinhos que retratam suas aventuras. A mostra é aberta à visitação na central de negócios da incorporadora e ficará disponível até o final de junho. Além da homenagem, o local funciona como ponto de arrecadação de ração para cães e gatos resgatados pela ONG Amor Animal – as doações podem ser feitas até o final do mês.

Local também conta com ponto de arrecadação em prol da causa animal (Imagem: Divulgação)

Do esboço ao quadrinho: a origem do herói Pituco

Tiago Moraes das Chagas criou seu primeiro super-herói, Radius, aos 16 anos. O personagem ficou guardado por anos e só foi retomado em 2020, durante a pandemia. No mesmo período, ele presenteou o filho com um cachorro, Pituco, que acabou se tornando inspiração para um novo universo de histórias em quadrinhos, ambientadas em uma Marília futurista. A primeira HQ foi lançada em 2022, a segunda e terceira publicadas em 2024.

Fora da ficção, Pituco virou companheiro de Tiago. Embora tenha sido adotado para o filho, foi com o tutor que o cão criou vínculo. Independente, circulava pelas ruas do bairro. Em julho de 2024, Pituco desapareceu. Tiago Moraes das Chagas descobriu que o cão havia sido atropelado. A morte do animal comoveu a vizinhança e os leitores das HQs. Com isso, a terceira edição da série acabou se transformando em uma homenagem ao cão.

Cão Pituco foi inspiração para Tiago Chagas na produção da obra (Imagem: Divulgação)

Em novembro do mesmo ano, Tiago inscreveu um novo projeto na Lei Aldir Blanc: o livro que conta a história de Pituco, escrito com apoio do amigo Ramon Barbosa Franco. A obra mistura biografia do cão com reflexões do autor e depoimentos de pessoas envolvidas com a trajetória do animal.

O livro estará à venda na central de negócios da Bild Desenvolvimento Imobiliário no dia do lançamento. No local, também haverá um ponto de arrecadação de ração, que será destinada à ONG Grupo Amor Animal.

SERVIÇO
Lançamento “Quatro Patas: A História de Pituco”, de Tiago Moraes de Chagas e Ramon Barbosa Franco
Data e horário: 14 de junho, às 14h
Local: Centro de Negócios da Bild Desenvolvimento Imobiliário (avenida Rio Branco, 119, Centro de Marília)
Entrada: gratuita e aberta ao público.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida

Últimas notícias

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília
Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie