Incêndio atinge vegetação à margem da Transbrasiliana e produtor vai à polícia
Um incêndio de grandes proporções atingiu vegetação às margens da rodovia Transbrasiliana (BR-153), próximo a uma ponte no município de Guaimbê. O fogo consumiu diversas árvores de grande porte na propriedade rural, à beira de um rio.
O caso foi registrado na Polícia Civil pelo dono da área, que pede apuração de possível crime ambiental, a fim também de tentar evitar multas. Conforme denúncia, agricultor de 46 anos contou que, na manhã desta quinta-feira (29), esteve no local e percebeu diversos focos de incêndio dentro do sítio.
A vítima apurou perda de pelo menos nove árvores de grande porte. Algumas chegaram a cair devido à intensidade das chamas. Funcionários da concessionária responsável pela BR-153 prestaram auxílio no combate ao incêndio, o que impediu danos ainda maiores e risco à infraestrutura da propriedade.
SITUAÇÃO EM 2025
Os cinco primeiros meses do ano apontam, felizmente, um cenário melhor em relação a queimadas no Estado de São Paulo. A queda foi brusca, conforme dados da plataforma Terra Brasilis, mantida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No Estado de São Paulo, os satélites identificaram em 2024, no período, total de 19.207 queimadas. Este ano, a soma foi de 2.219 focos.