MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Vitrine MN
sex. 28 mar. 2025
SAÚDE PÚBLICA

Centro da Unimar é contemplado com bolsas de doutorado e mestrado

Conquista reforça o papel do Cenid como referência em pesquisas voltadas ao enfrentamento do diabetes.
por Marília Notícia
Objetivoé fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação (Foto: Divulgação)

O Centro Interdisciplinar em Diabetes (Cenid), vinculado à Universidade de Marília (Unimar), foi contemplado com uma bolsa de doutorado e duas de mestrado na chamada pública CNPq, no Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), que tem como objetivo fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação. A conquista reforça o papel do Cenid como referência em pesquisas interdisciplinares voltadas ao enfrentamento do diabetes, uma das condições crônicas de maior impacto na saúde pública brasileira.

De acordo com a coordenadora clínica do Cenid, a Professora Jesselina Francisco dos Santos Haber, é uma conquista que reafirma a qualidade do projeto. “Esta conquista premia um trabalho árduo e disciplinado. Há 25 anos estou na Unimar e trabalho com diabetes, mas as conquistas chegaram quando nos unimos de forma interdisciplinar. O Cenid é um trabalho recente, que surgiu na pandemia, e cresceu exponencialmente em pouco tempo, mostrando a importância da interdisciplinaridade. Juntos analisamos o paciente de uma forma universal e a pesquisa científica avançou. Estas bolsas coroam a todos que lá trabalham e se dedicam. Nossa gratidão a Unimar que permite nosso crescimento e apoia a iniciativa”, destaca.

A chamada pública, lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado a projetos institucionais de pós-graduação.

“As bolsas que serão implementadas a partir de abril, permitirão o desenvolvimento de estudos avançados sobre o impacto socioeconômico da doença, estratégias de prevenção e o acesso equitativo a tratamentos, temas que dialogam com as demandas contemporâneas da sociedade brasileira. A expectativa é que os resultados das pesquisas financiadas pelas bolsas tragam contribuições significativas para as políticas públicas de saúde e para a qualidade de vida da população”, complementa Jesselina.

O Cenid é um projeto interdisciplinar que integra o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar da Saúde (PPGIS) da Unimar, o qual tem se destacado por explorar as interseções entre saúde, políticas públicas e direitos sociais no contexto do diabetes.

Além do impacto científico, as bolsas refletem diretamente no atendimento prestado pelo Cenid. Os resultados das pesquisas são aplicados na prática clínica, permitindo que a equipe multidisciplinar ofereça um cuidado cada vez mais personalizado e baseado em evidências. Para a Universidade de Marília, essa sinergia entre ensino, pesquisa e extensão consolida a instituição como referência no combate ao diabetes e na formação de profissionais qualificados.

Segundo o coordenador do Cenid, Professor Eduardo Chagas, a conquista valoriza ainda mais o programa de pós-graduação, fortalecendo a interface entre pesquisa e assistência. “Com o apoio do CNPq, mestrandos e doutorandos podem se dedicar integralmente a investigações inovadoras, contribuindo para avanços no tratamento, na prevenção de complicações e na qualidade de vida dos pacientes”, destaca.

A proposta para o CNPq foi coordenada pelo professor Jefferson Aparecido Dias. Para ele, a conquista é um reconhecimento do trabalho sério e interdisciplinar que o Cenid vem desenvolvendo. “As bolsas de doutorado e mestrado serão fundamentais para aprofundarmos nossas pesquisas e formarmos profissionais capacitados para enfrentar os desafios do diabetes no Brasil”, afirmou.

“A chamada CNPq nº 50/2024 recebeu propostas de diversas instituições de ensino superior e institutos de pesquisa do país, com um processo seletivo que priorizou a qualidade acadêmica e o potencial de impacto das pesquisas. A aprovação do Cenid demonstra a força da Unimar no cenário nacional de pós-graduação e sua capacidade de contribuir para o avanço do conhecimento em áreas estratégicas”, finaliza Jefferson.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região
  • 3
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 4
    Justiça solta mulher e acata denúncia contra dois por esquartejamento

Escolhas do editor

JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida
8 DE JANEIRO
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em BrasíliaArgentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
CLIMA NATALINO
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feiraMarília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Últimas notícias

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema
Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea
App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie