Saúde dá início à última etapa da nebulização noturna em bairros da zona sul

A Secretaria da Saúde de Marília deu início nesta segunda-feira (17), às 19h30, à última etapa da nebulização noturna em bairros da zona sul, dando sequência ao combate contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
A ação já foi realizada nas três semanas anteriores, abrangendo três áreas daquela região, sendo que em caso de chuva, fica adiada para o dia seguinte.
A primeira área tem início na região do Quartel da Polícia Militar (PM) até a rua Antônio Pereira da Silva com a avenida Antártica. A segunda área começa na rua Artur Calina e se estende até próximo ao bairro Azaleia. A terceira vai da rua Duarte da Costa até a avenida Francisco da Costa Pimentel, em direção ao bairro Nova Marília III.
A nebulização, conhecida popularmente como ‘fumacê’, tem como objetivo combater o mosquito adulto do Aedes aegypti e é uma medida adicional, utilizada quando a estratégia de prevenção não foi suficiente para impedir a proliferação do inseto.
“Vamos finalizar esta semana essas três áreas da zona sul com o chamado ‘fumacê’. Pedimos novamente que a população colabore, deixando abertas portas e janelas de suas residências para que o inseticida faça o efeito desejado, matando o mosquito”, disse a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
A enfermeira da Divisão de Zoonoses, Vivian Martinelli Funai, reforçou que essa nebulização com carro é eficaz, porém, o sucesso depende diretamente do apoio da população.
“Os moradores precisam deixar portas e janelas abertas, sendo importante também cobrirem alimentos e os comedouros e bebedouros dos pets”, disse Vivian.
Além da nebulização noturna, a zona sul está recebendo a instalação das Estações Disseminadoras de Larvicida (EDLs) e a Operação Cata-Treco, que está recolhendo materiais inservíveis no bairro Costa e Silva – semana que vem irá para os bairros Toffoli e Real.