Alerta sobre saúde mental tem atividades no Bosque Municipal

A Secretaria Municipal da Saúde e outras pastas estão participando ativamente da campanha Janeiro Branco, que visa alertar a população sobre o aspecto mental e emocional.
As atividades fazem parte do calendário nacional que tem como meta informar as pessoas sobre uma série de fatores como genética, estresse, traumas, abuso de substâncias, entre outras questões que afetam o cotidiano.
No último domingo (26), uma série de atividades voltadas para a população aconteceu no Bosque Municipal. O evento foi aberto pela secretária da Saúde, Paloma Libânio. “Sem saúde mental, é claro, não há qualidade de vida. É preciso levar informação às pessoas sobre o assunto e depois desenvolver as atividades. Por isso, estamos tendo atividades todos os dias sobre o tema nas unidades de saúde e Caps (Centro de Atenção Psicossocial), como determinou o prefeito Vinicius Camarinha”, disse Paloma.

A secretária agradeceu a participação das secretarias de Esporte e Cultura, bem como voluntários e representantes de segmentos de Marília para o desenvolvimento de atividades no Bosque Municipal. O tema desse ano é “O que fazer pela saúde mental. Agora e sempre?”.
Paloma completou dizendo que a saúde mental é um dos grandes desafios da sociedade atual. As doenças e transtornos afetam crianças, jovens, adultos e idosos de maneira preocupante. É preciso levar informação com responsabilidade aos marilienses, desde a prevenção, e em caso do problema, acompanhamento médico e psicológico para tratamento.

Tristeza persistente, desânimo, descontrole emocional, pânico e depressão são exemplos dos problemas coletivos mais comuns, que precisam ser enfrentados. Os especialistas destacam que questões emocionais afetam a parte física do corpo.
A campanha ocorre em janeiro para conscientizar todos a se preocuparem com o tema de forma permanente. O branco foi escolhido como a cor representativa “em referência a uma folha ou tela sem qualquer escrita, reforçando a possibilidade de se mudar os hábitos de vida.”

Além de Paloma e a equipe da Secretaria da Saúde, estiveram no Bosque Municipal os secretários Mário Rui Moura (Serviços Urbanos), Valéria Cavecci (Esportes) e Taís Monteiro (Cultura), bem como Fátima Gatti (Ipremm). Da Câmara Municipal, acompanharam o evento os vereadores: Danilo Bigeschi (presidente), Rossana Camacho (PSD) e Elio Ajeka (PP).
