MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qua. 11 dez. 2024
JUSTIÇA

Justiça de Marília decide mandar a júri popular Ceará, assassino confesso da companheira

Sentença de pronúncia, que marca o fim da primeira fase do processo, foi assinada nesta terça-feira.
por Carlos Rodrigues
Ceará vai continuar preso, decide a Justiça de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

A Justiça de Marília, em decisão do juiz Fabiano da Silva Moreno da 3ª Vara Criminal de Marília, definiu que o tapeceiro Francisco Alexandre da Silva, de 55 anos, conhecido como Ceará, será submetido ao Tribunal do Júri. A sentença de pronúncia – que marca o fim da primeira fase do processo – foi assinada nesta terça-feira (10).

Ele responde pela morte da então companheira, a cabeleireira Adriana Penha Gonzaga, de 49 anos, em crime ocorrido no final de março deste ano, em um apartamento na zona oeste da cidade.

O assassinato, que chocou a cidade, aconteceu durante uma discussão entre o réu e a vítima, no apartamento dela, onde morava o casal. Ela foi atingida com golpes de faca no tórax, abdômen, costas, braços e pernas. O crime foi classificado como feminicídio, devido à condição de a vítima ser mulher e à violência doméstica envolvida.

Segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), após a escalada de desentendimento sobre reforma do estofamento do mobiliário do salão de beleza da vítima, Francisco atacou Adriana com várias facadas.

Apesar de Francisco ser réu primário e de a defesa alegar cerceamento de defesa devido à rejeição de provas, como gravações do local do crime e depoimentos de testemunhas, o juiz considerou que há provas suficientes de materialidade e autoria.

Ceará foi preso em flagrante quando tentava fugir para o Paraguai. Ele usava o carro da vítima, mas foi parado em uma abordagem estratégica da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná.

Defesa tenta provar ‘destempero’ e violência da vítima, Adriana, para tentar reduzir pena (Foto: Redes Sociais)

Em sua nova decisão, o juiz voltou a negar pedido da defesa para substituir a prisão preventiva por medidas cautelares, como restrições de viagens e circulação.

O magistrado ressaltou a gravidade do crime, a “necessidade de garantir a ordem pública e a integridade das testemunhas”, que já manifestaram medo de depor na presença de Francisco. A prisão preventiva foi mantida e o réu não poderá recorrer em liberdade.

‘DESTEMPERADA‘

A defesa, por sua vez, argumentou que a acusação estaria baseada em um “destempero” da vítima, para atenuar a responsabilidade de Ceará no crime.

Ceará foi preso em flagrante pela PRF no Paraná, durante fuga (Foto: Divulgação)

Contudo, a decisão do juiz destaca que a violência sofrida por Adriana foi “desproporcional e injustificável”, resultando na morte.

Com a decisão de pronúncia, cabe recurso ao Tribunal de Justiça em São Paulo (TJ-SP). Somente após a manifestação de segunda instância é que o Júri, onde o caso será detalhadamente exposto, poderá ser realizado.

O Tribunal paulista pode também impronunciar Francisco, o que geraria absolvição. Essa possibilidade, porém, é vista como improvável em função das circunstâncias da morte de Adriana e todas as provas do feminicídio.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    Polícia Civil investiga disparo de arma de fogo em casa na zona sul de Marília
  • 4
    MN TV: Arma falha durante execução de vítima em bar na zona sul

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

MN TV: De Marília para a Europa; investigação revela rota de tráfico internacional
Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie